Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Organizar, dispor, reunir, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para um objetivo comum. Essas são algumas das características do Administrador que foram ressaltadas nesta última terça-feira, 9, durante a comemoração dos 49 anos da profissão. Iniciativa do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), o evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) e contou com a presença de especialistas na área.

No Tocantins, quase seis mil pessoas físicas e 99 jurídicas são registradas no CRA-TO. Em todo o Sistema CFA/CRA são cerca de 380 mil registros. Segundo o presidente do CRA-TO, Iranilson Mota, no país formam cerca de 127 mil bacharéis e somente no estado existem 27 Instituições de Ensino Superior (IES), que oferecem curso de administração ou tecnólogos de áreas afins.

Os números positivos mostram que a profissão está consolidada em quase 50 anos de regulamentação. “A administração tem sua particularidade, porque trabalha tanto no campo de humanas como exatas. Seja nas empresas privadas ou governamental sempre vai precisar de um profissional com poder de decisão e habilidades para lidar com pessoas”, disse o presidente.

O Conselheiro Federal do Tocantins, Renato Jayme, lembrou que o CRA-TO começou com 800 profissionais e hoje já tem quase seis mil registrados. “Quanto mais administradores forem preparados mais a profissão será valorizada”.

O vice-governador do estado, Tom Lira, prestigiou o evento e ressaltou a importância dos profissionais da área. “O administrador é peça fundamental da sociedade e possui um conjunto de razões são importantes na gestão, organização e a facilitação de todos os trabalhos.”

Homenagens

Durante a solenidade, o CRA-TO certificou o administrador Francisco Almeira Costa, como primeiro profissional em Recursos Humanos do Tocantins, por meio do programa de Certificação Profissional em Recursos Humanos, criado pelo Sistema CFA/CRA em 2013. 

O acadêmico da Faculdade ITOP, bacharel em Administração, Glênio Silva Maciel, recebeu o Prêmio Mérito Acadêmico. A premiação é dada aos alunos das Faculdades e Universidades do Tocantins em suas solenidades de formatura, como forma de valorizar a ciência da administração no âmbito acadêmico. Os coordenadores das IES também foram homenageados com Honra ao Mérito.

Ainda durante o evento, foi lançado o livro 'O livro dos sonhos', do Administrador Hudson Cleyton e houve a palestra 'A importância da excelência em minha vida', com o professor Júlio Golin. O palestrante ressaltou que é preciso gostar do que se faz para ter êxitos. “A pessoa que não gosta do que faz nunca vai ter excelência”.

Estiveram presentes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) e do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (CIDEP), administrador Fabiano do Vale, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Davi Gouveia.