Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O paisagista Juarez Luz vai ministrar curso de bonsai em Taquaruçu, no próximo dia 21. O bonsai é uma técnica milenar japonesa de cultivar plantas em miniaturas, significa “árvore em bandeja” ou “árvore num vaso”.

A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura, deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente, é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Passatempo

No ocidente, o cultivo de bonsai como passatempo desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos e hoje essas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. Apesar de parecer um passatempo extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que jardinagem comum aplicada a plantas em vasos.

No entanto, a diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. O curso acontecerá na Avenida Gregório Terêncio de Souza no Recanto Bugainville.