Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Banda Sepultura será uma das atrações do festival

A Banda Sepultura será uma das atrações do festival Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A Banda Sepultura será uma das atrações do festival A Banda Sepultura será uma das atrações do festival

A 11ª edição do PMW Rock Festival, o maior festival de música independente do Tocantins, acontece nos próximos dias 19 e 20 na Praia da Graciosa, em Palmas/TO. Nesta edição, o festival, que tem o patrocínio da Prefeitura de Palmas será totalmente gratuito e terá estrutura completa na Praia da Graciosa, com dois palcos para facilitar as apresentações durante os dois dias de shows. 

Com uma programação que inclui três nomes de peso nacional, nove bandas de outros estados e seis grupos tocantinenses, o festival é um exemplo de um line up diversificado, tem surf music, rockabilly, thrash metal, pop rock, reggae e segue-se contando!

Pra começar, na sexta, a Banda Olho Grego sobe no palco às 20h. Logo depois, com novidades sonoras, a banda ¼ de Som se apresenta às 20h30. Da Bahia às 21h tem Neubera Kundera, seguido dos brasilienses da banda Rupestre, às 21h30. Às 22h tem muito surf music com os paulistanos do The Dead Rocks e logo depois quem agita o público são os pernambucanos da banda Eddie. 

Pra fazer o primeiro show depois de 15 anos sem tocarem juntos, os tocantinenses do grupo Infecto Feto sobem ao palco às 23h30. Encerrando o primeiro dia de apresentações, a 00h10 a banda Cidade Negra leva todo seu reggae para o público palmense e promete fazer um show inesquecível!

No sábado, nove bandas agitam o festival. Na programação da segunda noite tem Trator (TO), Fenícia (SP), Molho Negro (PA), Sinestesia (TO), Confronto (RJ), Olho Seco (SP), Asteroid 66 (TO) e principais atrações, os metaleiros do Sepultura (MG) e o ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger.

Notoriamente conhecido por ser um festival que fomenta e promove a cena musical do Tocantins, como nos anos anteriores, na 11ª edição o PMW não podia deixar de incluir em sua programação as bandas locais. Dessa vez, uma equipe de curadores formada pelos produtores André Henrique e Gustavo Andrade (AmpliHard), pelo músico Alexandre Castro (Fundação Cultural de Palmas) e pelo presidente da Ordem dos Músicos do Brasil/TO, Jeremias Moreira, escolheu os grupos tocantinenses que se apresentam nesta edição.

Estrutura

Este ano, a estrutura do evento também vem com novidades. Serão dois palcos para facilitar a transição das bandas durante uma apresentação e outra.

O Festival

Durante dez anos e dez edições, o PMW, responsável por fomentar a cena da música independente em todo o Tocantins, já trouxe ao Estado shows de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Gabriel o Pensador, Pato Fu e Mundo Livre S/A. Ao todo, 300 grupos de todo o Brasil, incluindo as bandas tocantinenses que sempre tem lugar cativo na programação, já se apresentaram para um público que contabiliza 20 mil pessoas.

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural, juntamente com a empresa Amplihard, são os realizadores dessa edição. O PMW Rock Festival é associado aos Festivais Brasileiros Associados (FBA).