Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Cia de Dança, Lamira, apresenta esta semana o espetáculo Do Repente nas cidades de Tocantínia e Miracema do Tocantins. As apresentações acontecerão dia 18 de setembro, às 19h30, no Colégio Fé e Alegria em Tocantínia e dia 20 de setembro, às 19h30, no Ginásio do Colégio Francisco Martins Noleto em Miracema. Até o final deste ano, a Cia. terá circulado por 25 estados brasileiros (exceto Sergipe), Distrito Federal e 55 cidades em todo País.

Do Repente é um espetáculo de dança destinado aos espaços abertos, que também explora elementos estéticos do teatro em sua concepção. A poética gira em torno do universo do romanceiro popular do nordeste brasileiro nas figuras do cantador, coquista, aboiador, glosador, cordelista, mamulengueiros e da influência dessa cultura na formação das diversas culturas brasileiras.

Além do espetáculo “Do Repente” a Lamira ministrará nas duas cidades a Oficina "A Fisicalidade como Interseção entre Teatro e Dança" que acontecerão na ETI Antônio Benvindo da Luz em Tocantínia e Colégio Francisco Martins Noleto em Miracema e serão destinadas aos alunos e pessoas da comunidade que tenham interesse. (Inscrições através do e-mail: apoio@lamira.com.br).

A oficina compreenderá uma parte prática abordando o trabalho físico e intelectual sobre o processo de montagem, produção e criação do espetáculo e uma parte teórica promovendo a discussão e buscando a reflexão sobre questões da sustentabilidade e preservação da cultura dessas comunidades estimulando-as a pensarem em seu ambiente (natural, cultural, econômico) a partir do olhar cultural artístico de si.

Em turnê pelo Brasil a Companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas tem participado de importantes festivais nacionais. Este ano já se fez presente em 32 cidades por 16 estados brasileiros e fará mais de 60 apresentações por todo País.

O trabalho da Cia. vem se consolidando a partir do estabelecimento da fisicalidade como ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música, para a construção da sua estética própria.

A Lamira conta com o patrocínio do Instituto EDP, O Boticário na Dança e Investco que vem proporcionando a continuidade e propagação do trabalho artístico desenvolvido pela Companhia.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira Artes Cênicas é grupo tocantinense que busca na fisicalidade o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores de diversas áreas, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural. Desde o início, a Lamira produz espetáculos que são referência na cidade de Palmas, além de representar a produção cênica tocantinense por todos os estados brasileiros, já tendo percorrido todas as regiões do país. A produção da Lamira é crescente. Por meio das ações de pesquisas, diálogos e intercâmbios com outros grupos, ela mantém um repertório rico com espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.

O grupo passou a ser reconhecido nacionalmente em 2012, quando participou do maior Festival de Teatro de Rua do país, em Porto Velho/RO, sendo aplaudido de pé durante três minutos, por mais de cinco mil pessoas. Sua apresentação foi considerada uma das melhores do festival.

No mesmo ano, foi convidado para circular por 10 estados brasileiros na região da Amazônia Legal, pelo projeto Sesc Amazônia das Artes, que lhe garantiu visibilidade e destaque. Ainda em 2012, a Lamira foi selecionada para o Programa Rumos Dança, do Itaú Cultural, como um dos grupos pesquisadores da cadeira de Dança para Crianças, em São Paulo. A Lamira possui, atualmente, quatro espetáculos em repertório (Fela da Gaita, Adorno da Realidade, Do Repente e GIBI). Além do trabalho cênico, segue por uma linha pedagogia própria na formação do artista. Em um mesmo espetáculo o artista deve ser capaz de se envolver não só a linguagem da dança, mas também com a construção dramática e com a utilização de outros recursos para a cena em questão.