Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Expressão oral, corporal, ocupação do espaço, presença de palco, aquecimento de voz e procedimentos de ensaios foram algumas das técnicas demonstradas na oficina de teatro com o Grupo Galpão, de Minas Gerais, intitulada “Encontro com o Grupo Galpão”, realizada na manhã deste sábado, 20, no Anfiteatro do Bloco D, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Foram selecionados 20 atores e estudantes para participarem do Encontro, mas os interessados que não foram selecionados puderam participar como ouvintes. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a UFT, por meio da Coordenação do Curso de Artes – Teatro (Proex).

Luiz Rocha, ator do Grupo Galpão, explicou que este encontro é realizado nos locais em que os mesmos se apresentam. “Sempre nos programamos para estar realizando este encontro. É uma maneira de ensinar, aprender e trocar experiência”, destacou Rocha.

O assessor técnico da FCP, Cícero Belém, ressaltou a importância para atores e profissionais da área em participar da oficina com atores renomados. “É um grupo com uma bagagem muito grande que vem a enriquecer nossos artistas, agregando ainda mais valor a tantos talentos”, afirmou Cícero.

Para o professor do curso de Artes da UFT, Heitor Rocha, o aprendizado dos alunos vai além da sala de aula. “Aqui os alunos têm a oportunidade de se superarem, conhecerem suas expectativas, aprendem e têm a oportunidade de dialogar, conhecer as nuances dos palcos, do teatro profissional”, enfatizou o docente.

Oficina

A Oficina  “Encontro com o Grupo Galpão” é na verdade um encontro das comunidades artísticas com o elenco do grupo que estará se apresentou em Palmas nesta sexta, 19, Gramado do Espaço Cultural de Palmas com o espetáculo Os Gigantes da Montanha, de Luigi Pirandello, sob direção do diretor Gabriel Villela.

O Galpão é um dos grupos de teatro que mais viaja pelo Brasil e pelo mundo e tem acumulado, ao longo de seus 30 anos de existência, conhecimento e prática no fazer teatral que merecem compartilhamento com as comunidades artísticas visitadas. (Secom Palmas)