Educação

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), a nova sistemática para a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) deste ano de 2014. Este ano, a avaliação será entre os dias 17 e 28 de novembro.

De acordo com a portaria, participarão da ANA 2014 todas as escolas públicas urbanas e rurais com, no mínimo, dez estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental regular, organizado no regime de nove anos.

A população a ser avaliada será definida com base nas informações coletadas pelo Censo Escolar 2014, até o dia 15 de agosto de 2014. Os resultados preliminares da ANA 2014 poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2015. Os resultados finais da ANA 2014 serão divulgados até agosto 2015

O Inep disponibilizará provas ampliadas (em fonte 18) e superampliadas (em fonte 24) para os estudantes com baixa visão. Será assegurado, ainda, tempo adicional aos estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais.

A publicação traz ainda que cada unidade escolar poderá fazer uso de seus recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para garantir melhores condições de atendimento, acessibilidade e participação nas avaliações aos estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais.

ANA

Alguns dos objetivos específicos da ANA é estimular a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e medir o nível de alfabetização e letramento em língua portuguesa e alfabetização em matemática dos estudantes, por meio de testes.

Outra finalidade da avaliação é subsidiar a elaboração de políticas educacionais para o ciclo de alfabetização, além de produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino, por meio de questionários aplicados a professores e a gestores das escolas públicas urbanas e rurais. (EBC)