Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valério Zelaya

Com foco no atendimento à saúde da mulher, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Atenção Básica realiza nesta quarta-feira, 24, a segunda etapa do Mutirão de Saúde da Mulher. Com atendimento exclusivo às mulheres, a ação ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família da Capital, das 7 às 17 horas. A abertura do evento acontecerá na USF do Taquari. 

Na ocasião serão oferecidos exames de PCCU – Prevenção de Câncer de Color Uterino – mas conhecido como Papanicolau, e exames clínico de mamas. Também serão realizados testes rápidos de HIV e Sífilis. Já as mulheres que tenham a partir de 45 anos receberão encaminhamentos para a realização de mamografia preventiva. 

O diretor da Atenção Básica, Alessandro Pantoja, explica que o foco do mutirão é a prevenção e a identificação precoce de doenças como o Câncer de Colo Uterino e o Câncer de Mama. “Nosso objetivo é que todas as mulheres com idade entre 45 a 69 anos saiam com uma solicitação de mamografia, e que as de 25 a 64 anos façam o Papanicolau”, frisou.

Os atendimentos odontológicos das unidades, também, estarão voltados à Mulher, e serão oferecidos serviços de limpeza dentária às interessadas. Ainda segundo a Diretoria de Atenção Básica, outros serviços voltados a Saúde da Mulher serão realizados. 

Números

Esta é a segunda etapa do mutirão de atendimento à mulher. Na primeira ação, ocorrida no dia 10 de setembro foram realizados 648 PCCU´s, 50 testes rápidos, e 93 encaminhamentos para mamografia. Os próximos estão previstos para os dias 02 e 28 de outubro, mês que oficial de realizar ações voltadas à Mulher, quando se comemora o “Outubro Rosa”.