Economia

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Ninguém resiste ver a alegria de uma criança quando ganha um presente. Esta pode ser uma das razões para que o Dia das Crianças seja considerada uma das quatro datas comemorativas mais importante do ano para o comércio. E em nosso Estado esse fato se confirma, segundo a pesquisa que mede a expectativa de consumo – Dia das Crianças 2014, realizada pelo Instituto Fecomércio e Universidade Federal do Tocantins (UFT). A intenção positiva de compra ficou entre 67% e 93% dos consumidores entrevistados.

O levantamento foi feito nas cidades de: Araguaína, Gurupi e Palmas. Os questionários foram aplicados entre os dias 2 e 6 de setembro, totalizando ao final mais de 1.000 entrevistados. O ranking dos produtos mais procurados foi o mesmo em ambos os municípios, em primeiro lugar, os brinquedos, seguido de vestuário e calçados. Os presentes são direcionados em sua maioria aos filhos, sobrinhos, netos e irmãos dos entrevistados.

Em Araguaína, a pesquisa foi feita com 407 pessoas e 67,3% disseram ter a intenção de presentear alguém nessa data comemorativa. O valor médio gasto com o presente ficará, para a maioria, em até R,00 e o principal local para a realização dessas compras é o comércio de rua, com 64,4%. O dinheiro em espécie será a forma de pagamento mais utilizada e o chamariz na hora de escolher a loja, segundo os clientes araguainenses, são promoções e desconto nos preços.

Já na capital da amizade, Gurupi, a intenção de compras é um pouco maior, cerca de 78% dos entrevistados afirmaram que irão comprar presentes esse ano. Grande parte dos entrevistados afirma que o comércio de rua será o local onde efetuarão a compra dos produtos. A média de gasto com o presente é de R,01 a 100,00, sendo o dinheiro em espécie a forma mais usual de pagamento. De acordo com os entrevistados de Gurupi, o desconto no preço, o atendimento e a variedade de produtos são os principais atrativos buscados em um estabelecimento para se tornar cliente nesta data.

Na capital do Estado, Palmas, o índice de pessoas que irão adquirir presentes neste período ainda é maior, 93,1% responderam positivamente a essa questão. O shopping center foi apontado como a melhor opção de local de compra pelos palmenses, cerda de 63,8% optaram por esta localidade. Com relação à média de valor gasto este ano, o resultado ficou bastante pulverizado, mas a maioria (28,2%) disse que irá gastar entre R0,01 a 150,00. O dinheiro também foi a forma de pagamento mais utilizada em Palmas. E os itens decisivos na hora de escolher o local para as compras do dia das crianças, foram em primeiro lugar, as promoções, em segundo, desconto e em terceiro, a forma de pagamento. 

Por: Redação

Tags: Araguaina, Dia das Crianças, Gurupi, UFT