Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Durante café da manhã entre o prefeito Carlos Amastha e os membros do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT), realizado na manhã desta sexta-feira, 26, foi debatido a criação de uma comissão para discutir e apresentar soluções para o uso das rotatórias em Palmas.

A questão foi abordada pelo secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, que sugeriu a criação de uma comissão para estudar e planejar um modelo satisfatório de rotatória que atenda a demanda da cidade, para que após um direcionamento, possa ser convocada uma audiência pública, com a participação dos arquitetos que planejaram Palmas e de toda a população.

“Queremos discutir e definir se a rotatória é ou não é a melhor solução para o trânsito em Palmas, e se for, de que maneira utilizá-la. Chegou a hora de discutirmos esse assunto e quero que saia hoje uma comissão para planejar esse novo modelo”, ressaltou o secretário, que lançou aos membros do colegiado a criação da comissão.

A reunião finalizou-se com a formação da comissão, formada por nove integrantes que, juntamente com técnicos da secretaria, deverão apresentar até o final do ano uma proposta e um novo modelo de rotatória para Palmas.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Antônio Davi Gouveia, ressaltou que deveria ter maior orientação quanto à utilização das faixas na rotatória, como a exemplo da faixa contínua, uma vez que a maioria dos condutores usa as faixas de forma incorreta.

O prefeito Carlos Amastha anunciou que a Prefeitura está sugerindo um modelo de rotatória, a exemplo da rotatória entre os cruzamentos da NS-03, com a LO-03. “Nossa ideia é fazermos uma rotatória modelo, e já começamos a fazer uma na NS-03. Com faixas exclusivas e com iluminação e sinalização adequada. E tenho a certeza que através dessa comissão iremos encontrar soluções para o trânsito de Palmas, melhorando nossa mobilidade, e dar um respiro para o tráfego da nossa Capital”, ressaltou Amastha. (Secom Palmas)