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Polí­tica

Foto: Juliano Ribeiro  “Foi uma experiência muito proveitosa. Adquiri conhecimentos importantes para minha vida como cidadã”, afirmou Amanda “Foi uma experiência muito proveitosa. Adquiri conhecimentos importantes para minha vida como cidadã”, afirmou Amanda
  •  Estudantes de todo o País vivenciaram a função de parlamentar na Câmara dos Deputados

Após representar o Tocantins na 11ª edição do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília, na última semana, Amanda Carmo Nascimento, aluna da Escola Estadual Doutor Ulisses Guimarães, zona rural de Esperantina, retornou ao Estado com muita experiência na bagagem.

Amanda atuou como deputada jovem na casa de leis com outros 77 estudantes de todo o País, no período de 21 a 26 de setembro. O objetivo do projeto é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares brasileiras a vivência do processo democrático na Câmara dos Deputados.  A quantidade de estudantes é proporcional ao número de deputados de cada unidade da Federação.

“Foi uma experiência muito proveitosa. Adquiri conhecimentos importantes para minha vida como cidadã. Esse aprendizado prático do que é a política, a oportunidade de vivenciar o parlamento, vou levar para a vida inteira”, destacou a estudante do Tocantins.

Para participar do Parlamento Jovem, Amanda escreveu um Projeto de Lei e foi selecionada entre outros 160 inscritos no Tocantins. A proposta apresentada pela estudante foi de redirecionar parte dos gastos públicos com o sistema prisional para projetos sociais. Em todo o País, mais de dois mil estudantes se inscreveram no processo seletivo.

Experiência na prática

Na jornada parlamentar, as propostas dos estudantes foram avaliadas por uma comissão de assessores da Câmara dos Deputados, que analisou os critérios de originalidade, justificativa e clareza. A proposta da estudante do Tocantins foi a primeira a ser apresentada na Comissão de Comissão de Saúde e Segurança, e teve 10 a favor e 11 contra.

“Meu projeto foi um dos mais polêmicos, como eu já esperava, e a votação foi a melhor parte, pois deu para sentir como é o trabalho diário dos deputados, como eles discutem e votam as leis que vão interferir na vida do País”, disse Amanda.

De volta ao estado, a estudante reforçou que agora pretende incentivar a participação de outros alunos do Tocantins no projeto. “Foi realmente uma experiência incrível. Quando cheguei na escola foi um alvoroço. Todo mundo querendo saber como foi a viagem, cheios de perguntas e como foi maravilhoso vou ajudar a divulgar o programa aqui e para todos do Tocantins as boas experiências que vivenciei nessa semana para que os alunos vejam que também podem participar, basta se inscrever e acreditar”, frisou. (Ascom Seduc)