Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os fiscais agropecuários da barreira volante da Agência de Defesa Agropecuária - Adapec apreenderam cerca de 20 mil mudas de abacaxi, nesta quarta-feira, 01, durante fiscalização entre Paraíso do Tocantins e Chapada de Areia. As mudas eram trazidas do município de Monte Santo.

Foi realizada a apreensão das mudas que estavam sendo transportadas sem os documentos fitossanitários, sem notas fiscais e depois foi feita a destruição das mudas no aterro sanitário de Paraíso. Por causa das irregularidades o produtor rural foi multado. “Para transportar o abacaxi o produtor rural deve cadastrar sua produção junto a Adapec que emitirá um laudo de autorização para que o transporte possa ser realizado” explicou o engenheiro agrônomo da Agência, Gustavo Damasceno.

Para o Delegado Regional da Adapec de Paraíso, César Augusto Camargo, esta ação foi eficiente e mostra que o nosso sistema de defesa é atuante. “A nossa equipe realizou um ótimo trabalho. Toda esta ação busca garantir a sanidade e a qualidade da produção agrícola tocantinense”, afirmou.

A ação foi realizada pelos fiscais da regional de Paraíso do Tocantins, Alexsandro Arruda e José Soares, e os engenheiros agrônomos, Gustavo Damasceno e Luciano Adão.

Sanidade

A muda do abacaxi é o grande vetor de doenças, principalmente a fusariose, doença que mais causa danos à cultura. Para garantir a qualidade da produção, é necessária a destruição das mudas, que não possuem documentação que comprovem a sanidade.

Pela legislação, o produtor deve ter o cuidado e garantir o certificado de procedência e nota fiscal de suas mudas, que confirmam a sanidade do material. (Ascom Adapec)