Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o crescimento em alta na piscicultura, o Tocantins vem ganhando destaque comercial neste setor, graças ao potencial de produção de peixes que o Estado possui. Pensando nisso, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec promoverá entre os dias 06 a 10 de outubro um curso de capacitação em abate, inspeção e processamento de pescados, no Instituto Federal do Tocantins – IFTO, em Paraiso do Tocantins.

De acordo com a coordenadora de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, o objetivo deste curso é capacitar inspetores agropecuários e médicos veterinários da Agência que atuam no Serviço de Inspeção Estadual. “Estamos preparando nossa equipe técnica para atender a demanda dos empresários que estão solicitando junto a Adapec, o registro no Sistema de Inspeção Estadual – SIE, para comercialização do pescado. Com este curso a equipe estará apta a certificar todas as fases do processamento, industrialização e comercialização do peixe, garantindo assim, um produto de qualidade para os consumidores,” disse Joseanne.

Na programação constam palestras que abordarão temas relevantes sobre o processamento, industrialização e comercialização de pescados, como: anatomia de peixes ósseos, fisiologia de animais aquáticos, alterações post mortem pescado, legislação voltada à indústria de pescado, microbiologia aplicada à indústria de pescado, espécies nativas com potencial para industrialização, manejo de resíduos na indústria de pescado, fundamentos de processamento de pescado, inspeção post mortem em peixes, programas de autocontrole, entre outros.

Serão capacitadas cerca de 30 pessoas, entre inspetores agropecuários e médicos veterinários, com carga horária de 40 horas e as palestras serão ministradas por especialistas da Embrapa, da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade Federal de Goiás. O evento que é organizado pela Adapec, conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seagro.

O curso de tecnologia e processamento de pescado é fruto de um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins e a Adapec que tem como objeto – o apoio à reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa e o fortalecimento das ações de defesa agropecuária. (Ascom Adapec)