Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliano Ribeiro Tocantins chega aos 26 anos de criação com cerca de 190 mil alunos matriculados Tocantins chega aos 26 anos de criação com cerca de 190 mil alunos matriculados

Os dados mais recentes do Censo Escolar colocam a educação tocantinense em destaque: o Estado aparece com o maior índice do Brasil de estudantes do ensino fundamental matriculados em tempo integral. Além das ações e programas para o desenvolvimento pedagógico, a política educacional de ensino em tempo integral no Estado passa por investimentos para que haja adequação da infraestrutura de unidades de ensino já existentes e construção de novas escolas. Assim, o Tocantins chegará aos seus 26 anos neste domingo, 5, data em que se comemora a criação do Estado, com 50 escolas de tempo integral funcionando e outras 15 unidades de ensino em construção.

Das 15 escolas que estão sendo construídas, sete serão unidades de ensino de tempo integral modelo padrão Ministério da Educação (MEC), cada uma com capacidade para 1,5 mil alunos. “Após a conclusão das obras dessas escolas a oferta do ensino em tempo integral será ainda maior, já que serão 10,5 mil novas vagas oferecidas”, disse a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar.

Além dessas grandes escolas, outras unidades de ensino de médio porte também oferecem ensino em tempo integral. Em Filadélfia, município a 479 Km de Palmas, na região Norte do Estado, a comunidade recebeu a Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Morais no Dia do Estudante, em 11 de agosto. A unidade de ensino tem capacidade para 400 alunos e foi entregue pelo governo do Estado preparada para, no próximo semestre, iniciar a oferta do ensino nesta modalidade.  

Para Adriana Aguiar, a educação em tempo integral permite a formação pedagógica e cidadã dos estudantes. “Não há dúvidas dos benefícios educacionais, sociais e culturais que as escolas de tempo integral oferecem. Como secretária de Estado e também como tocantinense, já que meus pais se mudaram para Gurupi quando eu ainda era criança, é motivo de muito orgulho ver o Tocantins chegar aos 26 anos sendo reconhecido pela oferta desta modalidade de ensino”, afirmou. Conforme o Censo Escolar, a média no Tocantins de estudantes do ensino fundamental matriculados em tempo integral é de 26,1%, o que corresponde a 15,2 pontos percentuais a mais que a média nacional.

Escolas

Neste ano de comemoração pelos 26 anos do Tocantins, 22 escolas passam por obras de reforma ou ampliação. O investimento é de R$ 8,2 milhões, recursos dos governos estadual e federal.

Nestas escolas, duas obras estão concluídas neste segundo semestre e entregues às comunidades escolares. Em Ananás, a 520 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio, alunos e professores do Colégio Estadual Getúlio Vargas estão com as atividades escolares em novo bloco de salas de aulas. E em Arapoema, a 371 Km da Capital, a quadra poliesportiva da Escola Estadual Delfino Guimarães passou por reforma, foi revitalizada e recebeu cobertura.

Estudantes e professores

“No vestibular mais concorrido do Tocantins, mais de 80% dos aprovados são alunos provenientes da rede estadual de ensino. Isto não deixa de ser um indicador do sucesso dos nossos estudantes, o que é alcançado com o foco nos estudos e sem dúvida, com a dedicação dos professores. Um professor dedicado consegue inspirar os seus alunos e na rede estadual, felizmente, temos muitos professores inspiradores”, destacou Adriana Aguiar.

O número de escolas na rede estadual de ensino cresceu 21,6% comparando as unidades de ensino em 1.989, ano de criação do Estado, e as existentes em 2013. O comparativo é a partir de dados do Censo Escolar cuja divulgação mais recente refere-se ao último ano letivo.

Atualmente, cerca de 500 escolas estaduais atendem, aproximadamente, a 190 mil alunos. A rede estadual conta hoje com 10,2 mil educadores efetivos. (Ascom Seduc)