Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Leitura de textos teatrais com humor escrachado e ácido do renomado escritor carioca Millôr Fernandes. Essa é a proposta da leitura dramática do projeto Sesc Dramaturgia, que acontece na segunda-feira, dia 6, e na terça, 7 de outubro, às 20 horas no Teatro Sesc Palmas. A entrada é franca e os interessados devem retirar seus ingressos na bilheteria do teatro com até uma hora de antecedência.

Na ocasião, 16 atores entre adolescentes e adultos que participaram da oficina de análise do texto dramático e técnicas de leitura encenada, ministrada pelo diretor e professor de teatro Amarildo de Almeida, em agosto, vão realizar a leitura dramática de dois textos de Millôr Fernandes. Computa, Computador, Computa, no dia 6, e A História é Uma Istória, no dia 7.

Para a promotora de artes cênicas do Sesc Tocantins, Alessandra Britez, o projeto Sesc Dramaturgia: Leituras em Cena tem como objetivo estimular a prática da leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, incentivar a prática da leitura em voz alta, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo. “Os textos foram escolhidos pelos próprios atores. O primeiro, Computa, Computador, Computa, é um texto bem cômico, com um humor mais escrachado. Já o segundo, A História é Uma Istória, revela o outro lado do humor do Millôr, mais sério, mais ácido”, revela a promotora.

No elenco de Computa, Computador, Computa, que tem a direção do ator e professor de teatro, Manoel Marcos Pereira, estão os atores Rakábia Menezes, Ana Karoliny Jardim, Jheferson Jardim, Rafaell Gomes, Luene Barbosa e Estephanne Gomes. Com duração de 60 minutos, a classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

O texto carrega em si críticas e ironias sobre a sociedade brasileira, principalmente da classe média, da qual muitos acreditam que a classe média é crucificada pelo autor nessa obra, promovendo uma reflexão sobre os papéis e posturas frente à comunidade. Um exemplo é esse trecho: "Um idiota nunca aproveita a oportunidade. Na verdade muitas vezes o idiota é oportunidade que os outros aproveitam".

Já em A História é Uma Istória, também com classificação de 12 anos e duração de 60 minutos, a direção ficará a cargo de Bell Gama. Os atores Kelis Aguiar, Lais Rodrigues, Natacha Polliane, Rafaell Gomes, Soraia Miranda, Valdemar Rodrigues, e Wellington Junior formam o elenco.

O texto tem como base a evolução do homem sob uma ótica crítica e reflexiva, derrubando os mitos, questionando os ídolos, ironizando e até ridicularizando os “grandes” feitos da humanidade, contando-os a partir do olhar dos excluídos, explorados e derrotados. O autor exibe muito sarcasmo e acidez, mantendo sempre o bom humor instigante e inteligente em um texto narrativo e de conteúdo político e filosófico, onde ocorre uma identidade com espectador que faz reconhecimento de seu processo histórico.

Millôr

O carioca Millôr Fernandes nasceu no Meyer, subúrbio do Rio de Janeiro. Em mais de meio século de atuação permanente na imprensa, no teatro, na literatura e nas artes plásticas tornou-se uma das maiores personalidades de seu tempo. Escreveu, traduziu e adaptou mais de uma centena de peças de teatro (Shakespeare, Pirandello, Molière, Racine, Brecht, Tchekov, Gorki, Fassbinder e muitos outros).