Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação
  • A Batalha da Maria Antonia

A 9ª Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema (Miragem 2014) divulgou hoje a lista de longas-metragens de ficção e documentário selecionados para as Mostras Especiais - Não Competitivas (Hours Concours). O Miragem será realizado entre os dias 10 e 15 de novembro em Miracema e em mais 10 (dez) cidades tocantinenses: Palmas, Tocantínia, Miranorte, Porto Nacional, Paraíso, Guaraí, Araguaína, Gurupi, Colinas e Aguiarnópolis. A mostra objetiva fomentar e divulgar a recente produção cinematográfica brasileira e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso às telas e revelar talentos locais. É um dos pouquíssimos espaços de expressão do audiovisual no Estado do Tocantins.

Nesta edição foram inscritos 15 longas-metragens para as Mostras Especiais – Não Competitivas. 06 longas foram selecionados. Em destaque o lançamento da cinebiografia de Paulo Coelho, “Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho” e o filme produzido pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), “Acesso à Zona de Perigo”.   

O filme “Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho” é o primeiro longa-metragem recém-lançado no circuito comercial de cinema a ser exibido na mostra de Miracema. O filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade); a idade adulta, nos anos 1980 (Júlio Andrade); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado). Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

O documentário “Acesso à Zona de Perigo” aborda os desafios de se levar ajuda humanitária a pessoas em regiões tomadas por conflitos armados, como Afeganistão, leste da República Democrática do Congo, Somália e Quênia.

Confira abaixo a lista completa dos filmes selecionados:

Acesso à Zona de Perigo

Direção: Peter Casaer e Eddie Gregoor
UF / Ano: BE/SO/KE/CG/AF/2013 | Gênero: Documentário | Duração: 70'

Não Pare na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho

Direção: Daniel Augusto
UF / Ano: SP/2014 | Gênero: Ficção | Duração: 112'

Triu

TriuTriunfo

Direção: Caue Angeli e Hernani Ramos
UF / Ano: SP/2013 | Gênero: Documentário | Duração: 84’

Sinais de Cinza, A Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade

Direção: Henrique Dantas
UF / Ano: BA/2013 | Gênero: Documentário | Duração: 87’

A Briga do Cachorro Com a Onça

Direção: Hidalgo Romero   
UF / Ano: SP/2013 | Gênero: Documentário | Duração: 56’

A Batalha da Maria Antonia

Direção: Renato Tapajós    
UF / Ano: SP/2014 | Gênero: Documentário | Duração: 76’ 

(Em breve serão publicadas a lista dos curtas-metragens selecionados para as mostras competitivas). 

O 9º Miragem – Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema é uma realização da Inusitada Produções, Cineclube Miragem, Ministério da Cultura - Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), através do Programa Amazônia Cultural 2013. 

Parcerias: WB web - Serviços para Internet, Fábrica Produções, Diretoria Regional de Ensino de Miracema (DRE), COPEMITO - Colônia de Pescadores Profissionais de Miracema e Tocantínia, Oficina Geral – Cultura e Cidadania (Paraíso), Núcleo de Quadrinhos – Gurupi Comics, IFTO - Instituto Federal do Tocantins (Campus Gurupi), Coletivo Jaê (Gurupi), Projeto Cine na Rua (Gurupi), Diretório Acadêmico do Campus da UFT de Porto Nacional/TO, ITPAC (Araguaína), Cineclube Cubo Mágico (Palmas), Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem (Palmas),       Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Tocantínia), ASSAMAR – Associação Amigos da Arte e Cineclube Bandeirantes (Miranorte), Secretaria Municipal de Indústria Comercio e Turismo/ Diretoria de Cultura de Colinas do Tocantins e Prefeitura Municipal de Guaraí.