Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a empresa Beraca e agricultores familiares extrativistas de comunidades rurais firmaram acordo para aproveitamento dos resíduos do capim dourado. O acordo aconteceu durante visita dos técnicos da Coordenadoria de Apoio à Agroindústria, que ocorreu de 29 de setembro ao último dia 03, em comunidades extrativistas (especificamente de capim dourado), localizadas em três municípios que fazem artesanatos com a planta no Tocantins.

As comunidades estão localizadas nos municípios de São Félix (povoado do Prata – Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores), Mateiros (Mumbuca – Associação do Capim Dourado e Associação Comunitária dos Artesões e Pequenos Produtores) e Ponte Alta do Tocantins (Associação dos Artesões de Capim Dourado Pontalense).

A empresa Beraca iniciou os primeiros contatos com a Seagro e os produtores nas comunidades ainda em 2012. Os resíduos resultantes da atividade até o presente momento eram queimados ou descartados. “A empresa especializada em pesquisas de produtos extrativistas possui vasta experiência em produtos de forma sustentável, ou seja, explora a matéria-prima sem agredir a natureza”, enfatizou o coordenador de Apoio à Agroindústria da Seagro, Telmo Gosch.

Nas negociações ficou firmado que a empresa colherá a matéria-prima nas comunidades nos meses de abril e dezembro de cada ano, sendo a primeira entrega do material em abril de 2015. A Beraca utilizará a essência da matéria-prima do capim dourado para produtos da indústria cosmética.

Beraca

A Beraca é uma empresa brasileira com sete unidades no Brasil, atuando no ramo há mais de 50 anos, em território nacional e com distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. A empresa é especializada no desenvolvimento de tecnologia, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de indústria de alimentos, bebidas e cosméticos.

Bioma

O bioma tocantinense é riquíssimo em matérias-primas extrativistas, especificamente, em produtos como capim dourado, pequi, buriti, babaçu, plantas, frutos e essências nativas do cerrado. (Ascom Seagro)