Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Um espaço destinado ao lazer e visitação turística, a praça Via Sacra, localizada na quadra 308 Sul, foi alvo da ação de vândalos na última semana. A depredação de esculturas e de refletores foram prejuízos ao patrimônio público identificados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. 

Os danos foram identificados pelos moradores da quadra e pelos fiéis da Igreja Nossa Senhora de Fátima, já que a praça está localizada no espaço público ao lado da congregação.

Inaugurada em agosto a via  sacra,  na quadra 308 sul sofreu ação de vândalos. O conjunto da obra de arte que  tem os  três  pastorinhos foi arrancado, sendo que um deles teve  uma das mãos arrancadas. No local há 15 estações da via sacra feitas pelo artista plástico, Luiz Olinto  de Goiânia.

Vários pés de coqueiros foram quebrados e sete refletores danificados, algumas peças da academia ao ar livre já foram danificadas e repostas pela secretaria.

O pároco do santuário de Nossa Senhora de Fátima, Josinaldo Filomeno da Silva, acredita que não houve atos de intolerância religiosa e lamentou a ação de vandalismo nos ícones religiosos. “Agente lamenta a falta de respeito para com o patrimônio público de valor religioso que representa a nossa senhora de Fátima”, disse.

A praça conta com amplo calçamento, parquinho infantil, uma academia ao ar livre, jardinagem e paisagismo.

Lixeiras e containers

Diversas lixeiras e containers instalados pelo município com o propósito de contribuir para a manutenção da limpeza nas vias e espaços públicos da cidade também tem sido alvo de depredações.

A secretária executiva de Infraestrutura e Serviços Públicos, Silvania Barbosa, destacou, “constatamos os danos às lixeiras e outro problema é que os containers são mudados de local pela população, o que dificulta a coleta do lixo”.

Silvania ainda salienta, “contamos com a colaboração da população para manter essas lixeiras e containers em bom estado, além de zelar pelos espaços como as praças pois são de todos os palmenses”. (Secom Palmas)