Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se comparados com os dados de 2013, Miracema do Tocantins alcançou uma redução de 41,3% dos casos notificados de Dengue. Os dados são referentes aos meses de janeiro a outubro de 2014.

Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e revelam, de acordo com a Semus, os investimentos realizados pela gestão e que resultaram em uma força tarefa envolvendo a também a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, o Departamento de Limpeza Urbana.

A secretária de saúde, Lourdes Dourado, destacou que essa conquista para a cidade se deu principalmente pelo comprometimento dos Agentes de Controle de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e a colaboração da população.

“Até o momento, conseguimos reduzir em 41,3% os casos de notificação de Dengue em nosso município, consideramos uma conquista para Miracema. Este resultado traz motivação para que os órgãos municipais e estaduais que atuam de forma integrada continuem buscando reduzir ainda mais os casos de Dengue nos próximos anos”.

O coordenador Municipal de Controle da Dengue, o enfermeiro Thiago Sabino, deu detalhes do Monitoramento Semanal que é feito na cidade. Os dados apontam que da 1° à 41° semana epidemiológica, 347 casos foram notificados em 2014. Já em 2013, no mesmo período, o relatório registrou 840 casos da doença em Miracema.

Campanha

No ano passado a prefeitura de Miracema realizou a campanha " Nós Contra a Dengue”, idealizado pela secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com as secretárias de Desenvolvimento Urbano, Educação e Saúde. Carro fumacê, ações intensificadas de coleta de lixo e visitas dos agentes comunitários, além de atividades nas escolas municipais estavam na pauta da campanha. (Ascom Miracema)