Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Camila Soares

Foto: Camila Soares

Seguindo o calendário oficial de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária realizará a segunda etapa da campanha entre os dias 1º e 30 de novembro. Neste período, somente os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados na campanha de maio, receberão a dose da vacina. A expectativa é imunizar mais de 4,5 milhões de animais em idade vacinal.

Após a compra da vacina, o produtor rural tem até 10 dias para declarar o ato nas unidades de atendimento da Adapec, onde a ficha cadastral é movimentada. “A aquisição e aplicação da vacina são de responsabilidades dos proprietários dos animais, que são grandes parceiros na manutenção sanitária do rebanho. Para ter uma imunização eficaz, basta seguir as normas de conservação, transporte e aplicação do produto”, disse a diretora de defesa e sanidade animal, Leila Pessoa.

Vale lembrar que mesmo os produtores que não tiverem animais nesta faixa etária, devem procurar a agência para declarar os animais adultos, mesmo de outras espécies, presentes na propriedade rural. Quem deixar de vacinar o rebanho estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.

O rebanho tocantinense é formado por mais de oito milhões de bovídeos, a média do índice de cobertura vacinal, levando em conta as campanhas de maio e novembro realizadas em 2013, foi de 99,03%. “Sempre alcançamos índices altos e desta vez tenho certeza que não será diferente, pois nossos produtores rurais estão conscientes da importância de preservar nosso rebanho livre de doenças”, disse o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente. (Ascom Adapec)     

Tags: Adapec