Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) tem intensificado o programa de capacitação técnica a partir da formação continuada, visando melhoria na qualidade da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural e da mão de obra no campo.

Nesse intuito, o órgão realiza, de 27 de outubro a 02 de novembro, um intercâmbio e treinamento sobre a cadeia produtiva do leite para quatro técnicos e dez produtores rurais dos municípios de Peixe e Jaú do Tocantins.

Segundo o extensionista Washington Pereira, a capacitação ocorrerá em uma fazenda modelo de propriedade da empresa Piracanjuba, localizada em Bela Vista de Goiás, que serve de base para capacitação de produtores rurais e técnicos de todo o país.

Ainda conforme o extensionista, a capacitação tem como objetivo incentivar a produção leiteira nos dois municípios. “Peixe e Jaú são municípios que tem um grande número de produtores de leite, a intenção agora é fazer com que eles adquiram conhecimentos para trabalharem dentro das normas técnicas e sanitárias, para que assim possam produzir um produto de qualidade”, afirmou Pereira.

De acordo com o zootecnista do Ruraltins, Hélio de Souza, dentre os temas abordados durante o treinamento estão: Mercado do leite e índices zootécnicos; alimentação e mineralização do gado leiteiro, principais doenças que atacam o rebanho, contenção e aplicação de medicamentos, criação de bezerras: maternidade, parto e recria; preservação ambiental, inseminação artificial, dentre outros assuntos.

O treinamento acontece das 8h às 18 horas, e tem como parceiro a Embrapa e o Sebrae. (Ascom/Ruraltins)