Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Raiza Ribeiro/Secad

Foto: Raiza Ribeiro/Secad

Desde cedo muitos jovens já buscam a estabilidade profissional e o serviço público tem se mostrado uma opção muito atraente para quem está saindo da universidade e até mesmo para quem está há mais tempo no mercado de trabalho. No Tocantins, ser um funcionário público do Estado traz, entre outros atrativos, a possibilidade de crescimento profissional e pessoal.

Atualmente, o Tocantins conta com 35.993 servidores efetivos, que comemoram nesta terça-feira, 28, o Dia do Servidor Público. Entre eles está Nayane Cirqueira Garcia Godinho, de 25 anos, que começou a atuar no serviço público como estagiária. Depois de concluir a graduação em Direito, Nayana dedicou seu tempo ao estudo e começou a fazer concursos. O resultado foi a aprovação no cargo de Analista Jurídico do Governo do Tocantins. Segundo ela, a valorização profissional foi uma das conquistas que veio junto com a aprovação no concurso. Atualmente, ganha quatro vezes mais do que a remuneração que recebia antes do certame.

A possibilidade de crescimento profissional e pessoal, seja por promoções e concursos internos ou pela opção de saltar para outra carreira pública, está entre os projetos de quem não quer parar e busca sempre ir além. A jornalista Hellen Nunes, de 24 anos, começou a se preparar e sonhar com um concurso público em 2010; já no ano seguinte, foi aprovada no Estado, e continua se preparando para alçar novos voos.

A publicitária Sylvia Gondim começou sua carreira concursada como Agente de Trânsito, no município de Palmas. Depois, decidiu partir para outro concurso e agora, atuando no Estado, sente prazer e orgulho do que faz. “Hoje sou servidora efetiva na área de comunicação e estou muito mais feliz”, relata.

De acordo com o secretário de Estado da Administração, Lúcio Mascarenhas, o governo tem trabalhado diretamente na valorização dos funcionários públicos estaduais. “Quando assumimos a pasta eram apenas cinco categorias no Estado que contavam com Plano de Cargos, Carreiras e Salários e agora são nove. Além disso, outras duas categorias estão com seus planos em processo de análise”, ressaltou.

Vocação

Segundo o diretor de Gestão e Planejamento Profissional da Secad, Daniel Arimatéia, a vocação para o serviço público é uma das características fundamentais para que o servidor alcance o sucesso. “O serviço público não pode ser percebido apenas como uma boa oportunidade de emprego estável, com salário bom. Tem que haver também uma vocação para o serviço público, de servir ao público”, afirmou. (ATN)