Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A empresa VLI (Valor Logística Integrada), que administra a Ferrovia Norte Sul nos estados do Tocantins e Maranhão, promove o “Atitude Ambiental”, programa de educação ambiental com atuação junto aos empregados da empresa e na rede formal de ensino dos municípios situados próximas às linhas férreas operadas pela companhia.

Nas localidades de influência, o Atitude Ambiental busca ampliar as discussões sobre o meio ambiente com gestores, professores e alunos das escolas municipais. No total, cinco instituições participam da iniciativa. No Tocantins são beneficiadas no município de Aguiarnópolis, Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva e a Escola Municipal Firmino Coelho de Araújo situada no povoado de Paciência, no município de Palmeirante. As demais escolas selecionadas estão no estado do Maranhão.

As ações do Programa Atitude Ambiental são apoiadas em um diagnóstico socioambiental participativo aplicado em cada uma das escolas, com o objetivo de indicar assuntos a serem trabalhados na instituição durante todo o ano de 2014. O diagnóstico destacou temas como hortas comunitárias e alimentação saudável: “São temas interessantes que abrem para parcerias com as secretarias municipais de Educação, ampliando a participação da comunidade beneficiada”, explica o responsável pelo programa da VLI, Jairo Carvalho. O segundo assunto de maior interesse foi a preservação da água, seguido da temática de lixo e resíduos e prevenção de queimadas, especialmente as provenientes dos lixões. Orientados pelo diagnóstico, a VLI e comunidade iniciaram o projeto de cultivo das hortas nas escolas. Outros temas identificados no projeto serão trabalhados seguindo a sequência de prioridades definida pelas instituições.

A intenção é que nas hortas comunitárias alunos acompanhem todo o processo de produção aprendendo sobre o preparo do terreno, plantio e colheita. De acordo com Jairo Carvalho, com a implantação do projeto da horta na escola, espera-se uma maior conscientização sobre a importância do cultivo e a melhoria no comportamento dos alunos. “Quando a criança participa do plantio e da colheita, ela compreende melhor a importância do meio ambiente, compromete-se mais com a sua comunidade escolar e passa ter um olhar mais positivo sobre as coisas à sua volta”, afirma.

Para fortalecer o Atitude Ambiental a VLI também desenvolve a iniciativa com os próprios empregados da empresa, promovendo uma qualificação sobre temas relacionados ao meio ambiente, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis dentro e fora dela. O grande diferencial desse Programa é que ele promove a participação de todos: “O trabalho coletivo é sempre motivador, por que os ganhos vão mais além. A integração desperta a solidariedade, o senso de equipe e a busca por um resultado que beneficie a todos”, conclui Jairo.