Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Multiplicar o potencial empreendedor e aumentar as chances de sucesso são alguns dos objetivos do Seminário Empretec. O diferencial desta turma, que acontecerá na Região Norte do Tocantins, é que ela será voltada ao produtores rurais, técnicos de ciências agrárias e empresários do ramo do agronegócio. As inscrições podem ser feitas até 7 de novembro  e as entrevistas acontecem de 17 a 21 do mesmo mês.

As aulas do seminário serão realizadas de 24 a 29 de novembro, quando serão trabalhadas as dez características empreendedoras: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

Para o gerente da Unidade da Região Norte do Sebrae, Francisco Ramos, o seminário auxilia não só quem deseja abrir um negócio. “Ser empreendedor não significa ser empresário e sim ter atitudes que possam contribuir para desenvolver a empresa onde trabalha, por exemplo”, afirma Ramos. Ele explica que empreender é buscar novas experiências, assumir mais riscos, pensar de forma diferente, ter coragem de expor e valorizar novas ideias, buscar alternativas e correr atrás da realização.

“Esse é o treinamento mais avançado da matriz do Sebrae, sendo uma solução educativa que pode ajudar tanto quem já atua no ramo empresarial como quem pretende iniciar atividade neste segmento ou em qualquer outra área. Com uma metodologia interativa e vivencial, o Empretec estimula mudanças no comportamento empreendedor, que influenciam diretamente na tomada de decisão”, finaliza Francisco Ramos.

Saiba Mais

Empretec Rural é um programa para Empresários e Futuros Empreendedores do Agronegócio, executado no Brasil pelo Sebrae em parceria com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a ABC/MRE – Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.  Trata-se de mais uma iniciativa que se soma ao universo dos instrumentos de apoio colocados à disposição dos Empresários do Agronegócio. (Ascom Sebrae)