Esporte

Foto: Ascom Sesc

As ruas de Gurupi vão amanhecer movimentadas no dia 9 de novembro. Cerca de 1600 atletas e amadores vão para o Parque Mutuca, às 6h, para a 3ª edição da Meia Maratona Sesc de Revezamento. A premiação deste ano passa dos R$ 25 mil, além de 18 bicicletas, troféus e medalhas. As inscrições já foram encerradas. Esta é uma ação para o Move Brasil. 

Os inscritos devem participar do simpósio técnico marcado para o dia 8 de novembro, às 16h, no auditório do Sesc de Gurupi. Cada participante receberá um kit com uma camiseta numerada, um chip eletrônico descartável e um informativo do Sesc. Os kits poderão ser retirados também no dia 8 de novembro das 9h às 20h no Sesc Gurupi. 

A Meia Maratona Sesc de Revezamento é composta pelas seguintes provas: 21 km categorias individual e dupla acima de 16 anos, 10 quilômetros para dupla acima de 16 anos, cinco quilômetros individual acima de 16 anos e dois quilômetros individual dividido em: 15 e 14 anos; 13 e 12 anos; e 11 e 10 anos. Todas as provas são para ambos os sexos. Além das provas, uma caminhada orientada será realizada num percurso de 5 km e ainda uma outra destinada para os cadeirantes num trajeto de 100 metros. 

Projeto de caráter nacional que tem como objetivo estimular corridas de rua, a Meia Maratona Sesc de Revezamento proporciona uma atividade física democrática, promovendo o lazer e a prática esportiva com fins de socialização e inclusão social. O evento é uma realização do Sesc em parceria com a Prefeitura de Gurupi. 

Nas edições anteriores, em 2102 e 2013, a Meia Maratona Sesc de Revezamento atraiu milhares de atletas de vários estados, a exemplo de Bahia, Goiás, Maranhão, Distrito Federal, além de atletas de várias cidades do Tocantins. 

Move Brasil 

A Meia Maratona Sesc de Revezamento é um evento integrante do Move Brasil, que é uma campanha aberta e permanente para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Por meio de diversas ações, o projeto tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de esporte à população de todas as idades com foco na melhora da qualidade de vida e no desenvolvimento social. 

Como parte das ações do Move Brasil, foi feita uma pesquisa que traçou um panorama da realidade atual das práticas de esportes e atividades físicas dos brasileiros. Realizado pelo Instituto Ipsos, o estudo apontou que mais da metade população é sedentária. Os números indicaram que apenas 28% dos entrevistados se exercitam pelo menos uma vez por semana. 

A iniciativa é resultado da colaboração de instituições, empresas e pessoas que compõem um time de Movedores, que são parceiros engajados com a causa e interessados em difundir a mensagem. Iniciado em 2012, o MOVE Brasil tem atualmente os seguintes Movedores: Serviço Social do Comércio (Sesc),Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), Atletas pelo Brasil, Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA), Autoridade Pública Olímpica (APO),VO2 PRO, Qualité Eventos, R4H Assessoria Esportiva, Movimenta Pará, Ginástica Brasil, Abrapefe, Corra com a Guarda (GCM de São Paulo), ABR Dance Moves, Movimental Pilates, Instituto DBike Brasil, CEV (Centro Esportivo Virtual), Lar de Maria, ACADEBio (Academia Nacional da Biodiversidade), HealthUnlocked, Pelado Real, ACAD (Associação Brasileira de Academias) e Confef (Conselho Federal de Educação Física). (Ascom Sesc)

Por: Redação

Tags: Gurupi, Meia Maratona, Sesc