Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Priscila Cavalcante

Foto: Priscila Cavalcante

“A inovação está na contramão das rotinas das empresas não só no Tocantins mas em todos os lugares”. A afirmação é do administrador André Raposo que conduziu o Workshop Inovação como Estratégia de Sucesso e destacou que o empresário precisa estar com suas rotinas organizadas, todo seu sistema de gestão rodando (recursos humanos, financeiro, logística, produtividade), para buscar inovação.

“O empresário está lidando muito com as rotinas da empresa. Ele precisa sair disso para encontrar um tempo e olhar de fora todo o contexto e encontrar as oportunidades. Pensar aquilo que ele faz no dia a dia de uma forma diferenciada, que agregue valor, de uma forma inovadora”, esclareceu o administrador. Cerca de 50 empresários do segmento industrial participaram do evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) na noite desta quarta-feira, 05/11, em Palmas.

O tema foi trabalhado em 4 momentos: exposição de conceitos de inovação, realização de diagnóstico técnico de possibilidades de inovação dentro das empresas dos participantes, componente comportamental da inovação e construção de um plano de ação por empresa a partir de ideias identificadas no workshop que podem se tornar oportunidade de inovação.

Mesmo com a ampla difusão do tema inovação por meio de projetos de subvenção econômica, cursos e outras ações como o próprio workshop, Raposo explicou que o desafio ainda é grande. “Entre o tema ser trabalhado e isso fazer parte da cultura organizacional e se tornar parte do comportamento do empresário é uma mudança, uma construção que leva alguns anos para se conseguir chegar a essa efetividade em termos de ações inovadoras na indústria”, disse. (Ascom Fieto)