Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Conexão Tocantins foi informado nesta segunda-feira, 10, que o Centro de Controle de Zoonoses de Palmas (CCZ) teria abatido alguns animais em sua dependência no último final de semana e os deixado ao ar livre sem o devido processo de descarte.

Uma fonte do site, que diz ter presenciado a cena, enviou imagem feita dos animais abatidos e disse que os animais já estavam entrando em processo de decomposição, lançando mau cheiro no ar. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Conexão Tocantins na tarde desta segunda-feira que não realiza procedimentos de eutanásia nos animais aos fins de semana, sendo realizada apenas de segunda a sexta-feira. Ainda segundo a Secretaria, o procedimento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de abatimento dos animais está de acordo com as normativas exigidas pelo Ministério da Saúde. 

De acordo com a Semus, o CCZ dispõe do serviço de coleta para destinação final dos animais e em casos especiais, como demandas judiciais, o serviço conta com equipamentos para conservação dos mesmos até sua destinação final. 

Questionada se os animais sacrificados são incinerados, a Secretaria ressaltou que a empresa Valor Ambiental é a responsável pela coleta dos animais, não havendo incineração.