Esporte

Foto: Wander Roberto

O final de semana foi movimentado para os atletas do Tocantins que disputam os Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, capital da Paraíba. As modalidades individuais encerraram as disputas no domingo com o Tocantins disputando fases finais em algumas modalidades, com destaque para o vôlei de praia feminino em que a dupla tocantinense conseguiu uma quarta colocação. As competições coletivas começam nesta semana com a participação de mais de 70 alunos / atletas do Tocantins, que embarcaram no domingo, 9, com muita expectativa na bagagem. 

O atletismo foi uma das modalidades com um bom número de estudantes do Tocantins disputando as fases finais em diversas competições. A atleta Italla Jorranne, do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz classificou-se para a semifinal dos 200 m rasos. Já Lourivan Souza, aluno do Colégio Cristo Rei chegou à semi nos 200 m rasos e a atleta Samara Rodrigues, do Colégio Estadual Leônidas G. Duarte foi para a final do lançamento de dardo com marca de 28m53cm. 

No sábado, o judô teve cinco atletas tocantinenses classificados para as oitavas de final. Douglas Moraes, do Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz; Daniel Okabaiashi, do Colégio Estadual Don Alano; Carlos Alves, do Rachel de Queiroz; Mayons Brito e Karoline Silva, ambos do Centro de Ensino Médio Tiradentes venceram suas primeiras lutas por W.O e acabaram derrotados na segunda fase da competição. No domingo, os judocas voltaram ao tatame para as disputas por equipes, mas o Tocantins foi eliminado na primeira luta pelo time do Espírito Santo. 

Na natação, o sábado foi dia de Matheus Amorim, da Escola Sesi Marlei Maria Moreira cair na piscina. O atleta tocantinense conseguiu a segunda colocação em sua bateria dos 100 m nado peito, mas acabou fora das finais, com o tempo de 1’18”52. No domingo, Matheus voltou às raias para disputar a prova de 50 m estilo borboleta, ficando na sexta colocação na bateria eliminatória.  

Fazendo bonito no tênis de mesa, o Tocantins colocou atletas nas fases finais tanto das competições individuais, quanto por duplas. Com as raquetes e bolinhas nas mãos, Júlio Oliveira, do Colégio Marista, e Arthur Demori, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chegaram às oitavas de final individualmente e por duplas. Já Milenne Guimarães, do Centro de Ensino Médio Tiradentes conseguiu uma classificação para as quartas de final individual na modalidade. 

O melhor resultado tocantinense nas competições individuais dos Jogos Escolares da juventude veio das areias da Praia de Cabo Branco. A dupla Mikaele Moreira e Waneey Alves, do Instituto Presbiteriano conseguiram uma quarta colocação, depois de ficarem em primeiro lugar no grupo B e chegarem à semifinal no vôlei de praia. Durante a competição as meninas superaram duplas da BA, CE, MT e PB, mas acabaram derrotadas pelas atletas de PE e RN. 

Modalidades coletivas

Passada a fase individual dos Jogos Escolares da Juventude, iniciam nesta semana as disputas coletivas da competição. Até o dia 15, equipes de futsal, voleibol, basquetebol e handebol entram em quadra em busca de bons resultados e medalhas para seus estados. A delegação do Tocantins embarcou na manhã de domingo e já está a caminho de João Pessoa com equipes para todas as modalidades. (Ascom / Seduc)