Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antonio Gonçalves

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 11, em seu Gabinete, localizado no Centro Administrativo, na Avenida JK, o prefeito Carlos Amastha anunciou mudanças na estrutura das secretarias, e empossou três novos secretários municipais. A principal alteração foi a criação de uma nova secretaria, que agregará a antiga Superintendência para Mulher, Direitos e Equidades, Secretaria de Extraordinária da Inclusão Social e Sine-Palmas. A Secretaria recebeu a denominação de Secretaria Municipal de Integração Social e Defesa do Consumidor, e será comandada por Tiago Andrino.

Amastha afirmou que o objetivo de criar esta nova secretaria é proporcionar a humanização dos serviços da Prefeitura, principalmente aos mais necessitados. “Estes dois anos de gestão nos proporcionaram organizar as finanças e estrutura a Prefeitura, agora queremos ampliar os serviços aos cidadãos, todos os serviços com viés social como o Bolsa Família e o Sine estarão concentrados nesta pasta”, disse o gestor.

Já Tiago Andrino ressaltou que o governo do prefeito Amastha sempre esteve focado nos três principais eixos: trânsito, saúde e educação, tudo isso, segundo o secretário visando a melhoria de vida dos palmenses. “Temos agora estas novas missões que é primeiramente humanizar, integrar e erradicar a pobreza; em segundo, buscar integrar as principais secretarias como finanças, habitação para buscar solução para problemas comuns; e em terceiro, buscar recursos para implantação de novos programas sociais”, disse Andrino.

Para ocupar a Secretaria de Educação tomou posse Danilo de Melo Souza, que segundo o prefeito é reconhecidamente uma das pessoas mais preparadas para assumir a pasta. O gestor completa que o secretário terá grande oportunidade de avançar mais ainda na educação, pois segundo afirma, o Município conta hoje com um aporte de recurso que proporcionará maiores investimentos. “Danilo integra nosso time com uma meta de dez itens, mas com sua competência e a nossa forma transversal de trabalho, integrando todas as secretarias, tenho certeza que irá realizar muito mais”, disse Amastha.

O novo secretário ressalta que o apoio das demais secretarias será indispensável para o avanço na educação, Danilo também disse que trabalhará para atingir os anseios da população, e também dos trabalhadores da educação. “Acredito que a educação é o principal meio de transformação social, e vamos buscar apoio de todos os secretários e profissionais da educação para que possamos avançar mais ainda na educação”, disse Danilo.

Na Fundação Cultural de Palmas (FCP) foi empossada Eliane Campos, nome que o prefeito disse ter cogitado há muito tempo para integrar um cargo na gestão, por seu perfil empresarial e dinâmico. “Estou feliz por ter aceitado o nosso convite, e tenho certeza que irá contribuir bastante para a nossa cultura, pois no nosso governo os investimentos são pensados de forma igualitária, sempre no intuito de atender todas as áreas, e entendemos que cultura é muito importante para o nosso povo”, enfatizou o gestor.

A nova gestora falou sobre a importância da cultura para a sociedade, lembrando da necessidade de investimento nesta área. “Considero a cultura uma pasta de grande desafio, mas vejo nela também uma grande oportunidade de transformação social, tão necessária quanta saúde e educação”, disse Eliane.

Perfis

Tiago Andrino

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Florianópolis (Cesusc), presidiu o Centro Acadêmico de Direito da Cesusc, atuou como diretor de Comunicação da União Catarinense dos Estudantes (UCE), diretor da Coordenação Nacional dos Estudantes de Direito do Brasil e vice-presidente Sul da União Nacional dos Estudantes. Andrino ainda foi diretor de Relações Institucionais do Instituto Contato e diretor executivo do Instituto Tocantins Mais Futuro. Atualmente preside o Diretório Metropolitano do Partido Progressista.

Danilo de Melo Souza

Natural de Parnaíba- PI, Danilo de Melo Souza é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí e mestre em Educação pela Universidade de Brasília.  Foi secretário de Cultura da cidade Natal (RN), assessor do Fundescola, do Ministério da Educação (MEC) e gerente do Proformação, também do MEC. Atuou como secretário de Educação de Palmas, de 2005 a 2010 e esteve à frente da Secretaria Estadual de Educação e Cultura de 2011 a 2013. É casado com Cristina Rosa e pai de Vitor Aguiar e Daniel Aguiar.

Eliane Campos

Eliane Campos é publicitária, empresária, presidente estadual do PSL Mulher Tocantins. Já atuou como superintendente de Marketing e Publicidade da Secretaria Estadual de Comunicação de 2011 a 2013. Atuou na produção do programa televisivo Frutos da Terra que revelou artistas e promove a cultura goiana e tocantinense. (Secom Palmas)