Educação

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Os gabaritos oficiais do Enem 2014 foram divulgados manhã desta quarta-feira (12/11) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Exame Nacional do Ensino Médio teve, este ano, a maior edição de sua história: mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para as provas, que foram aplicadas no último final de semana, 8 e 9 de novembro, em mais de 1,7 mil municípios de todo o país.

Clique nos links abaixo para conferir as respostas:

Enem 2014 - Dia 1

Prova branca

Prova amarela

Prova rosa

Prova azul


Enem 2014 - Dia 2

Prova cinza

Prova amarela

Prova rosa

Prova azul

O resultado oficial do exame deve ser divulgado apenas em janeiro, quando cada participante poderá ter acesso a seu desempenho e nota, de acordo com a Teoria da Resposta ao Item, método usado na correção das provas. Entenda como a TRI funciona

De acordo com dados do MEC, a taxa de abstenção deste exame foi menor do que em 2013: 28,64% dos inscritos não compareceram ao local de prova. O Enem teve também 1.519 candidatos eliminados por desrespeito a diversas regras do exame; e 236 foram desclassificados por uso indevido de celulares.

A partir da nota do Enem, o candidato pode disputar uma vaga em universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unficada (Sisu) ou bolsa de estudo em instituição particular por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação no Enem também é pré-requisito para quem quer financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou disputar uma bolsa do Ciências sem Fronteira. Há ainda a possibilidade de o candidato usar a nota no exame para consegeuir a certificação ou diploma de conclusão do ensino médio - este último caso deve ser solicitado no ato da inscrição no exame. (EBC)