Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Depois de cinco dias de competições, quatro vitórias e apenas uma derrota, o time feminino de vôlei do Colégio Dom Bosco, de Palmas, conquistou o ouro nos Jogos Escolares da Juventude na manhã deste sábado, 15. Em uma partida muito disputada contra a equipe do Rio Grande do Norte, as meninas do Tocantins garantiram o lugar mais alto do pódio em João Pessoa, capital da Paraíba. Com a conquista, o time tocantinense foi o único representante do Estado a trazer uma medalha na bagagem. O retorno da delegação está previsto para este domingo, 16.

A vitória sobre o time potiguar teve um gostinho a mais para a equipe tocantinense, pois foi justamente o Rio Grande do Norte o responsável pela única derrota do Tocantins na competição, ainda na fase de grupos, por 2 sets a 1. Já no segundo e decisivo encontro entre os dois estados, vitória e ouro para o Tocantins, pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 19 x 20, 25 x 19, 26 x 25 e 25 x 12.

Atleta do time, Karolayne Sampaio frisou que a diferença entre os dois jogos contra o Rio Grande do Norte foi a concentração do time tocantinense. "Hoje o time manteve mais o foco e essa vitória, sem duvidas, foi mérito de muito esforço. É muito gratificante saber que o nosso objetivo aqui foi cumprido", completou.

Líbero e responsável pelo setor defensivo do time, Thaís Barbosa Souza destacou o empenho da equipe durante toda a competição. Além do ouro, por ter chegado à final da competição, o time conquistou o acesso à elite do voleibol feminino nos Jogos de 2015. "Esta conquista representa elevar o nome do Estado e influenciar na visão do esporte para o Tocantins. Agora, já com nossa vaga garantida na primeira divisão no ano que vem, nos resta treinar mais e mais para nos inserir entre os três melhores times escolares do país e contribuir no que pudermos para com nosso Estado”, disse.

Trajetória

O time de voleibol feminino do Tocantins chegou a João Pessoa para disputar uma vaga na fase final da competição ao lado das equipes de Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Amazonas. Na fase classificatória, as meninas bateram os times de Mato Grosso e Amazonas. Apesar do revés frente ao Rio Grande do Norte, adversário da final deste sábado, a equipe do Tocantins conseguiu se classificar para a semifinal na segunda colocação do grupo.

Com vitórias frente às equipes do Pará e das algozes potiguare, a equipe do Tocantins conquistou o suado ouro nos Jogos Escolares da Juventude.(Ascom / Seduc)