Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Palmas será representada na 2ª Maratona Aquática, que acontecerá em Porto Nacional no dia 22 de novembro. Nadando em nome da Capital estarão diversos atletas incluindo os bolsistas da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), entre eles a atleta Thiana Thiller.

Segundo a nadadora, a expectativa para a prova é alta, uma vez que ela já baixou seu tempo em provas similares e pretende baixar ainda mais.

“Em outubro na maratona em Palmas fiz um tempo de 40 minutos, cinco a menos do tempo que tinha feito antes, no mesmo percurso. Na natação é difícil baixar muito o tempo, mas espero diminuir pelo menos um pouco”, afirmou.

A atleta confessa que prefere competições longas no lago a disputas na piscina, porque sua característica é a resistência. Como todo jovem em idade de vestibulares, a atleta deu uma pausa nos treinamentos por causa da prova do Enem, mas já voltou a treinar forte e está focada nas competições. Depois de disputar a Maratona Aquática, Thiana irá nadar no Campeonato Estadual, no dia 23, onde ela buscará a classificação para o Campeonato Norte/Nordeste, que será realizado em Maceió (AL) em dezembro.

Maratona Aquática

A Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto) disponibilizou inscrições para a Maratona Aquática e quem tiver interesse pode procurar o Colégio COC (Sede da entidade). A prova acontece sábado, 22, a partir das 8 horas, na praia de Porto Real, em Porto Nacional. A marcação dos atletas terá início às 7 horas. Os atletas palmenses que forem competir, terão um ônibus disponível saindo para Porto Nacional às 5h50 no Colégio COC.

Clinica de Arbitragem

Na sexta, 21, haverá uma Clínica de Arbitragem em Maratonas Aquáticas, no auditório da Unitins em Palmas (108 sul), que irá das 14 às 18 horas. O evento é gratuito e com vagas limitadas, por isso quem tiver interesse deve se apressar.

A ministração da Clínica ficará por conta do Professor Henrique, árbitro da Federação Internacional de Natação (FINA) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e de Cristiane Franzeres, que é Diretora de maratonas aquáticas da CBDA. Mais informações com o presidente da Faeto, prof. Luiz Roberto.