Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Irene Alves

Identidade e Consciência Negra foi o tema de uma das palestras ministradas nessa quinta-feira, 20, durante programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, data celebrada nacionalmente neste dia 20 de novembro. O evento foi organizado por professores e direção da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, localizada na quadra 301 Norte. A programação, que foi voltada para alunos do 3º ao 9º ano, contou com palestras, dança, apresentação musical, leitura dramática e um desfile da beleza negra.

Segundo o professor de história João Luiz de Souza Rocha, a programação é parte de um projeto da escola, denominado Consciência Negra, que é desenvolvido anualmente. “O projeto faz parte do currículo da escola e hoje nós estamos finalizando as discussões que fizemos durante o ano sobre consciência negra, história da África e questões atuais como racismo, preconceito e discriminação. Os temas não se esgotam hoje, pois o Dia da Consciência Negra deve ser celebrado todos os dias, porque vivemos em uma sociedade que ainda não conseguiu uma igualdade social”, explicou.

Além de trabalhar a valorização da cultura negra, o evento enfatizou conceitos como racismo, preconceito, discriminação, democracia racial e racismo cordial. Para a aluna do 8º ano, Kainan Soares Chargas, a iniciativa da escola é muito importante. “Infelizmente, ainda hoje os negros são tratados como escravos e esse tipo de evento vem mostrar e valorizar nossa cultura negra”, avaliou.

A diretora da ETI Padre Josimo, Cleudemar Abreu, destacou que a escola é o caminho para a educação e conscientização. “O projeto nos possibilitou uma reflexão, pois na realidade todo dia é dia da consciência humana, independente de cor, de raça e de religião”, frisou. (Secom Palmas)