Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Após Ação Civil Pública por parte do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública para que o Estado regularize as sessões de radioterapia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o Tocantins oferece para o tratamento do câncer duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), em Palmas – HGP e outra em Araguaína, no Hospital Regional. Na unidade de Palmas são oferecidos tratamento clínico, consultas, cirurgia, quimioterapia e reabilitação. Já em Araguaína tratamento clínico, consultas, cirurgia, quimioterapia é radioterapia.

Segundo a pasta, quando detectado qualquer tipo de câncer, os pacientes são encaminhados para tratamento em Palmas ou Araguaína, seguindo a legislação vigente, para inicio do tratamento em no máximo 60 dias. “No Estado não há registro de atrasos para inicio do tratamento de câncer”, argumentou a pasta.

Segundo a Sesau, para o serviço de radioterapia o Estado conta com acelerador linear em Araguaína que atualmente está em manutenção, aguardando uma peça importado que já foi solicitado pela empresa responsável pela manutenção.

Pra suprir a necessidade de tratamento dos pacientes que já estão em tratamento e outros que virão a necessitar a Sesau está buscando vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para envio dos pacientes via TFD – Tratamento Fora de Domicilio e ainda está em negociação com os serviços privados de radioterapia em outros Estados para contratação imediata.

“No Brasil existe uma deficiência de equipamentos de radioterapia, tanto que o Ministério da Saúde está comprando 80 equipamentos para distribuir para os Estados e ampliar a oferta deste serviço. O Tocantins será contemplado com um (01) equipamento enviado pelo Ministério da Saúde que será instalado no HGP após as obras de reforma e ampliação. Além disso, o Governo do Tocantins já comprou um (01) novo equipamento que será instalado em Araguaína, que já se encontra no porto de Espírito Santo aguardando liberação alfandegária”, argumentou a pasta.

No total a Sesau trabalha para que o Estado tenha três (03) equipamentos de radioterapia, atendendo nas duas grandes macrorregiões do Estado – região central e sul (Palmas) e região norte (Araguaína).

O Governo do Estado ressaltou na nota que nenhum paciente de câncer terá seu tratamento interrompido ou que não consiga iniciar o tratamento, visto que temos todos dos subsídios necessários para a oferta deste serviço para a população.