Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Cmei padrão do Aureny II

Cmei padrão do Aureny II Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves Cmei padrão do Aureny II Cmei padrão do Aureny II

De acordo com informações repassadas ao site Conexão Tocantins pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), 6.529 crianças estão cadastradas e aguardam por uma vaga nos Centros de Educação Infantil de Palmas. 

O número de crianças na lista de espera pode ser bem maior, isso porque a lista de espera é relacionada ao cadastro Socei/2013 e de acordo com a Secretaria, os dados atualizados só serão possíveis após finalização das confirmações de cadastro, renovação de matrículas das crianças já atendidas e as transferências relativas a 2014. Não foi possível, de acordo com a Semed, informar o número exato de crianças sendo atendidas na atualidade.

Atualmente, a Capital dispõe de 27 Cmeis e segundo a Semed, o CMEI Castelo Encantado localizado no setor Lago Sul que está em fase de acabamento, está com previsão de inauguração para o final deste ano e funcionamento no início de 2015.

Projetos futuros

Ainda conforme informações da Semed, pensando na ampliação de atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil, a Prefeitura de Palmas, por meio da secretaria da Educação (Semed), buscou recursos junto ao governo federal para construção de mais sete unidades educacionais. As obras serão executadas por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

A previsão é de que a construção dessas unidades comecem já início do próximo ano. Os recursos federais para a construção destas sete novas unidades perfazem o total de R$ 9.984.767,84.

Localidades

As localidades de construção das obras já foram definidas estrategicamente de forma a contemplar democraticamente todas as regiões da capital. Dessa forma, serão construídos novos CMEIS nas seguintes quadras e setores: 305 Sul; 1.006 Sul; 1.104 Sul; 1.406 Sul; Aureny I; Setor Bertaville e Setor Santo Amaro. Com essas obras inauguradas, Palmas contará com 35 CMEIs, garantindo o acesso à educação a aproximadamente 12 mil crianças.

Outros projetos futuros estão sendo analisados pelo secretário Danilo de Melo Souza que ainda está se inteirando de todas as ações da pasta, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.