Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antonio Gonçalves

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) está planejando a programação dos filmes que serão exibidos em 2015, na Sala Sinhozinho do Cine Cultura, reinaugurada na noite dessa terça-feira, 25. No espaço serão exibidos os melhores filmes nacionais, internacionais de mostras e festivais de cinema. O objetivo principal é fomentar ainda mais o material audiovisual tocantinense.

Participaram da reinauguração do Cine Cultura e da pré-estreia do filme “Palmas, Eu Gosto de Tu!”, o prefeito Carlos Amastha, a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, e equipe técnica, além de vereadores, autoridades locais, imprensa, e convidados da produtora do filme. Na ocasião, algumas pessoas que contribuíram com a obra, foram homenageadas.

O prefeito Amastha elogiou a equipe da FCP pelo trabalho, bem como os produtores do filme “Palmas eu gosto de tu”. “Um filme genuinamente tocantinense, que contou com o apoio do Promic/2013 e tem tudo para alcançar as melhores salas de cinema do país”, enfatizou o Prefeito.

Para garantir qualidade dos serviços prestados, o Cine Cultura tem um diferencial, que é ser cadastrado na Agência Nacional de Cinema (Ancine), órgão que regula e fiscaliza o mercado de cinema e do audiovisual no país. Com o cadastro na agência, o Cine Cultura tem acesso a qualquer distribuidora no país e no mundo, permitindo a exibição de mostras e festivais, pela isenção do Condecine.

Investimento

A sala de cinema, totalmente modificada, com 176 novas poltronas, piso, parede, com modernos equipamentos tecnológicos de imagem e som, contou com um investimento de R$ 600 mil oriundos da Prefeitura de Palmas.

Foram adquiridos itens importantes como a projeção, sonorização, instalação de piso vinílico, 176 novas poltronas,  instalação de costinhas para acondicionamento acústico, instalação de paredes em gesso acartonado. Além da aquisição de portas de emergência (com barras antipânico), de sistema de refrigeração e iluminação.

“Temos excelentes equipamentos como projeção digital, ou seja, um novo formato DCP 2K - Digital Cinema Package, incluindo Blu-ray, som digital 5.1. Isso significa que o formato DCP, proporciona a exibição de conteúdos alternativos como os últimos filmes do circuito cinematográfico internacional”, disse a técnica de audiovisual da Fundação Cultural de Palmas, Elisangela Dantas.

“Neste momento de vigorosa expansão do parque exibidor, a digitalização representa, sobretudo, uma oportunidade de desenvolver a economia audiovisual e ampliar ainda mais o acesso dos tocantinenses ao cinema. No Brasil, apenas 30% das salas têm projeção digital. A digitalização significa mais conteúdos e mais cinema as pessoas”, ressaltou a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos.    

“A digitalização da projeção cinematográfica é um fator fundamental para uma política de inclusão no mercado audiovisual, que promova a diversidade de conteúdos, reduza os desequilíbrios na distribuição e contribua para uma expansão sustentável do parque exibidor. Isso significa avanço em ritmo cada vez mais acelerado no mundo inteiro, mudando a economia do cinema”, completou Eliane.                                                                                                                       

Cine Cultura

Inaugurado em 27 de setembro de 1996, o Cine Cultura - Sala Sinhozinho, durante muitos anos, foi a única sala de cinema em Palmas. Também considerada uma porta necessária, aberta ao público regional, contribuindo com sua educação cinematográfica, dando oportunidades locais para debates e exibições de filmes da produção do Estado. (Secom Palmas)