Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alve

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) apresentaram nesta terça-feira, 3, um programa que reúne informações das 30 bacias hidrográficas e dos 2.607 rios do Estado. Esse banco de dados é a base do Plano Estadual de Gestão de Informações, lançado em Palmas, durante o seminário “Navegando nas Águas do Tocantins”.

O secretário da Semades, Alexandre Tadeu, destacou que o programa é mais um passo para consolidar a maneira democrática de gestão dos recursos hídricos no Tocantins. “Estou muito feliz entregar essa ferramenta que vai ser converter em um sistema. Um trabalho desenvolvido com qualidade e profissionalismo”, disse.

Nessa fase inicial de testes, a ferramenta será utilizada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e pelos Comitês de Bacias instalados. A expectativa é que após essa fase seja lançado o Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos, com contribuições da população por meio de consulta pública.

Quando o acesso à ferramenta se tornar universal, os ganhos para o Tocantins serão enormes. Segundo o diretor de Planejamento e Recursos Hídricos da Semades, Aldo Azevedo, o banco de informações dará maior visibilidade do potencial do Tocantins para pequenos e grandes empresários sobre o uso da água. O diretor garantiu que haverá avanços para a gestão de recursos hídricos no Estado. “O software desenvolvido permite acompanhar o desenvolvimento das ações do Plano Estadual de Recursos Hídricos, dos Comitês de Bacias e os demais trabalhos em andamento”, ressaltou.

De acordo com o professor doutor Paulo Adler, gerente executivo e desenvolvedor do Projeto, a ferramenta é um protótipo para se transformar em um sitema. “Estamos iniciando uma mudança na forma de armazenar, catalogar e divulgar essas informações. Trabalho feito com muito critério, buscando colocar dentro do banco de dados tudo que existe sobre recursos hídricos no Tocantins”, explicou.

O Plano é fruto de um convênio entre a Semades e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (FAPTO), com investimentos de R$ 700mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. (Ascom Semades)