Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

De acordo com informações repassadas ao Conexão Tocantins pelo Tribunal de Justiça através da Corregedoria Geral, o Cadastro Nacional de Adoção possui atualmente, 21 registros de crianças aptas a adoção e 190 pretendentes habilitados para adota-las no Tocantins.

Com 13 entidades de acolhimento e 9 cadastros de famílias acolhedoras, as famílias Tocantinenses em processo de adoção tem preferência entre aquelas com idades de até 3 anos, sem irmãos e de cor parda.

Quem mais procura por adotar uma criança no Tocantins são os casais, porém, os solteiros também disputam. Homoafetivos também aguardam.

O prazo para que se consiga adotar uma criança não é determinado, exigindo preparação tanto da criança, quanto dos pretendentes. De acordo com a Corregedoria, existe uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que o tempo estimado de adoção seja de 12 meses.

Regras para adoção

De acordo com a Corregedoria Geral da Justiça, observadas algumas exceções do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), qualquer pessoa pode entrar com o processo de habilitação para a adoção, no qual inúmeras questões serão avaliadas, não apenas sua renda, sendo realizado um estudo do perfil social e emocional do pretendente.

18 anos

Quando completa 18 anos de idade, aqueles que não conseguirem ser adotados não podem ficar em abrigos e são incluídos e acompanhados em programas sociais do governo.

Mais informações sobre adoção podem ser conferidas através do link: http://corregedoria.tjto.jus.br/index.php/cejabuscando na Cartilha da Adoção e no passo a passo.