Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Freepik

Foto: Freepik

As brincadeiras de criança têm sido deixadas de lado devido à vida moderna, onde o espaço em casa é limitado, o videogame substitui as brincadeiras de rua e os alimentos saudáveis cedem lugar aos salgadinhos. Esses maus hábitos têm levado as crianças à obesidade, o que pode representar riscos para a saúde do coração. Infelizmente, doenças antes exclusivas de adultos, como colesterol alto, diabetes, hipertensão e espessamento da carótida, agora estão cada vez mais presentes na infância, o que pode ser perigoso para a saúde das crianças.

Conforme dados da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, nos últimos dois anos houve um aumento no número de solicitações de atendimentos relacionados à cirurgia cardíaca pediátrica no Tocantins. Foram registrados 20 casos em 2022 e 4 casos em 2023 até o dia 17 de abril, totalizando 24 atendimentos. Os dados alertam para a importância da prevenção de doenças cardíacas em crianças.

O médico cardiovascular Henrique Furtado destaca que as principais causas de crianças desenvolverem doenças cardíacas estão relacionadas à genética, mas também podem estar ligadas a fatores como obesidade, sedentarismo, má alimentação e infecções. "As principais causas de doenças cardíacas em crianças são em grande parte congênitas, ou seja, estão presentes desde o nascimento. Tivemos pacientes operados para corrigir estas alterações congênitas das quais a mais frequente é a Comunicação Interventricular (CIV), e inclusive com bebês operados com poucas horas de vida no hospital. Para prevenir as doenças cardíacas causadas pela obesidade e sedentarismo é importante adotar hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos", afirma o médico.

Diante desse cenário, alguns pais têm buscado meios de incluir a atividade física na vida dos filhos, como a natação. A coordenadora pedagógica de uma academia da capital, Katia Simierma, ressalta a importância da prática de atividades físicas desde a infância para a prevenção de doenças cardíacas e a promoção de uma vida saudável. "A natação é uma atividade completa, que trabalha todo o corpo e ajuda no desenvolvimento físico e psicológico das crianças. Além disso, a prática de exercícios desde cedo ajuda a criar hábitos saudáveis que podem ser levados para a vida adulta", destaca a coordenadora.

A prática de atividades físicas é importante para a saúde das crianças, mas o cardiologista faz um alerta. “É fundamental que os pais escolham atividades adequadas à condição de saúde dos filhos e sempre busquem orientação médica. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças cardíacas em crianças e garantir uma vida saudável e feliz”, ressalta o especialista.