Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

Foto: Ascom SSP

Uma ação conjunta realizada por Policiais Civis da Delegacia Estadual de Investigações Criminais - Deic de Palmas, sob o comando da Delegada Dra. Liliane Amorim Albuquerque e pela Deic de Goiânia - GO, sob a coordenação do Delegado Dr. Alex Nicolau do Nascimento Vasconcellos, resultou na desarticulação de uma das maiores e mais perigosas quadrilhas de roubo a bancos que atuava no Tocantins e em várias outras unidades da federação.

O bando criminoso que era comandado por Fredson G. da S., vulgo "Jatoba", 37 anos começou a ser investigado, pela DEIC - TO, em junho de 2014, devido a inúmeras práticas de roubo qualificado, cumulado com extorsão mediante sequestro, tendo como vítimas, sobretudo, instituições bancárias do Tocantins.

Fredson era considerado um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil e, conforme apontaram as investigações realizadas pela DEIC, à quadrilha liderada por ele tinha atuação interestadual e agia, além do Tocantins, nos Estados do Maranhão, Paraná e Goiás. De acordo com a Delegada Liliane, a Divisão de Roubos a bancos da DEIC / Palmas, em parceria com a DEIC de Goiânia, após um intenso trabalho investigativo e troca de informações, conseguiu identificar cerca de 20 membros da referida quadrilha e, desta amaneira, iniciou o monitoramento dos integrantes da organização criminosa.

Na tarde desta quinta-feira, a quadrilha, mais uma vez, entrou em ação e efetuou a explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Itapirapuã- GO, mas no momento que os quadrilheiros empreendiam fuga pela GO 070 em direção a Goiânia, foram surpreendidos por uma barreira montada pela Polícia Militar. Nesse momento, teve início uma intensa troca de tiros que resultou na morte de cinco integrantes da quadrilha, sendo eles; José Júnior Rodrigues dos Santos, Fredson Guimarães da Silva – chefe do grupo- Romério Ferreira dos Santos, Raphael Rodrigues Morais e Wilton Almeida dos Santos.

Na mesma ação, os Policiais Civis também efetuaram a prisão de Argemiro A. da S., Argemiro A. da S. F., José R. da S., João F.de S. J. e Acilon V. da C., que também faziam parte do bando e apreenderam, em poder dos homens, 04 pistolas 9 mm, além de farta munição. Os Agentes, então se deslocaram até uma residência localizada, próximo a Pirenópolis, a qual era utilizada como esconderijo pelos criminosos, onde foram encontrados e apreendidos: 01 fuzil, calibre 762, 01 espingarda calibre 12, munições, explosivos, 01 caminhonete, 01 motocicleta, bem como vários apetrechos utilizados pelos criminosos em seus delitos.

Vale ressaltar que alguns integrantes desta mesma quadrilha foram capturados por meio de várias ações realizadas pela DEIC Palmas, durante todo o ano de 2014, sendo que os mesmos já se encontram presos em Palmas. Os cinco homens presos foram autuados em flagrante por roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo e formação de associação criminosa. (Ascom SSP)