Ciência & Tecnologia

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Um levantamento publicado nesta terça-feira (9) pelo Facebook, nos Estados Unidos, revela que a Copa do Mundo no Brasil, a epidemia do ebola e a eleição presidencial brasileira foram os três assuntos mais comentados do ano pelos usuários da rede, em escala mundial.

Não é de espantar que assuntos de interesse dos brasileiros apareçam no topo da lista. O Brasil é o quinto País mais conectado do mundo, segundo dados do Ibope Media de 2013. O País tem 105 milhões de internautas ativos e pelo menos 89 milhões de usuários do Facebook.

Depois da Copa do Mundo, da epidemia do ebola e da disputa que resultou na reeleição da presidente Dilma Rousseff, os assuntos mais comentados na rede social foram a morte do ator americano americano Robin Williams e o jogo "Ice Bucket Challenge", um dos grandes virais do ano.

As regras do desafio ajudaram a posicioná-lo no alto da lista: o participante era indicado por alguém, que tinha que apontar mais três pessoas para jogar um balde de água com gelo na cabeça. Além disso, os participantes eram convidados a fazer uma doação para uma associação que financia pesquisas para a cura da esclerose. A viralização do "Ice Bucket Challenge" gerou uma explosão de doações e milhares de vídeos compartilhados no Facebook, em poucos dias.

O conflito em Gaza chega na sexta posição, seguido pela companhia aérea Malaysia Airlines, que perdeu dois aviões em acidentes este ano. Em oitavo lugar, aparece o torneio de futebol americano Super Bowl; em nono, o assassinato do jovem negro Michael Brown, em Ferguson (EUA), abatido por um policial branco, no mês de agosto. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, completam a lista de assuntos mais comentados pelos usuários do Facebook.

A empresa fundada por Mark Zuckerberg é a rede social com maior número de usuários no mundo. Segundo dados do mês de setembro, havia 1,3 bilhão de inscritos. (EBC)

Por: Redação

Tags: Agência Brasil, Facebook