Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) tem agora um novo conselheiro. Alberto Sevilha foi empossado na manhã desta segunda-feira, 15, durante Sessão Solene. "A experiência adquirida ao longo de quase 16 anos como procurador de contas, dos quais, quatro anos como procurador-geral, me dá a base para exercer, agora, a missão de julgador. Espero que possa exercê-lo, com humildade, equidade e justiça, pois tenho total consciência que é essa a atitude que todos esperam de mim", disse o novo conselheiro em seu pronunciamento.

O presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, deu as boas-vindas ao novo conselheiro. "Tenho a convicção de que vossa excelência assume este cargo com o sentimento de unidade, com disposição para somar e atuar em prol do engrandecimento da Instituição e do nosso Estado. Neste ano especial, em que comemoramos 25 anos de história do TCE/TO, é um motivo de orgulho e de alegria recebermos mais um membro oriundo do Ministério Público de Contas", ressaltou o presidente.

A procuradora-geral de contas, Litza Leão Gonçalves, falou em nome da procuradoria-geral. "Este Ministério Público se sente privilegiado. Quero manifestar minha alegria com a posse do Dr. Alberto Sevilha. Tenho certeza de que é uma boa escolha. Acredito que a sua ascensão ao cargo de conselheiro vai enriquecer as decisões aqui tomadas", comentou.

O grão mestre do Grande Oriente do Brasil, seccional Tocantins, Antônio Ernani Martins, falou em nome da Maçonaria, Instituição na qual Alberto Sevilha é membro. "O novo conselheiro hoje empossado tem dia a dia trabalhado com bravura, destemor, persistência, veracidade, humildade, honestidade, perseverança e seus atos comprovam isso".

Alberto Sevilha compôs a lista tríplice formulada pelo TCE. Após indicação do governador, teve o nome aprovado em Plenário pela Assembleia Legislativa. No último dia 3, por meio do Ato Nº 1573/2014, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas.

Presenças

A Sessão Solene aconteceu no Auditório do TCE/TO. Além de membros e servidores do Tribunal, e familiares do novo conselheiro, estiveram presentes: o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO), Epitácio Brandão; o procurador-geral de Justiça, Clenan Renault de Melo Pereira; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente e representando o governador do Estado, Sandoval Cardoso, o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Ricardo Eustáquio de Souza.

Perfil Novo Conselheiro

Alberto Sevilha nasceu em 12 de fevereiro de 1955, natural de Guarulhos /SP. Formado em Direito pela Universidade Mackenzie em São Paulo/SP e pós-graduado em Direito Público pelo Ceulp/Ulbra. Advogou por 8 anos em Campos Belos/ GO. Foi assessor especial do Conselheiro José Jamil Fernandes Martins, no período de 02 de maio de 1995 a 31 de dezembro de 1998. Tomou posse como procurador de contas, em 4 de janeiro de 1999. (Ascom TCE)