Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Reprodução/ Facebook

Foto: Reprodução/ Facebook

Mais atentos, Palmenses reclamam de pessoas que com irresponsabilidade estacionam ou até dirigem seus carros em locais impróprios na Praia da Graciosa. Alguns denunciam a falta de segurança, outros a ausência de educação de muitas pessoas, fiscalização por parte da Prefeitura, estrutura comprometida, falta de limpeza, entre outros. Muitos dizem que corriqueiramente é possível constatar carros estacionados na areia e com som automotivo às alturas. A Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT)  prometeu ser mais vigilante e os motoristas estão sujeitos a multa, pontos na carteira e a guincho. 

Após divulgação de duas imagens na página social, facebook, da Prefeitura de Palmas informando sobre a proibição de estacionamento e mostrando três carros parados na areia da Praia da Graciosa, surgiram inúmeros comentários denunciando atitudes de desrespeito. “Todos os dias tem carro nao so na grama, mas na areia perto da agua, fora que a areia virou campo de futebol, to evitando levas meus pequenos la, com receio de ganharem uma bolada na cabeça, ja que postaram aqui sobre isso, quero mostrar minha insatisfação com tudo isso, a praia tava largada, tinha acabado aquele símbolo de cartao postal, pq a própria comunidade tava acabando com essa beleza (sic)”, descreveu um Palmense.

Outro Palmense salientou a falta de cuidado com a praia. “Revitalização??? Tá cheia de mato, areia suja.., O que eu considero cartão postal de Palmas precisa de muito mais cuidados...(sic)”. Outro reclamou do som automotivo. “Muito bom! Quem escuta música alta em ambiente público é no mínimo egoísta e sem educação... Muitas vezes perdi a oportunidade de contemplar o pôr do sol com sossego por causa de som de carro com musicas inconvenientes e pessoas mal educadas. (sic)”, descreveu e outro salientou o seguinte episódio: “ontem na praia da graciosa vários carros desceram do megapoint e ficaram tirando cavalo de pau na areia e na grama, comprometendo a segurança de quem tava na boa. Saudades fiscalização (sic)”, pontuou.

SMAMTT

A Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) informou ao Conexão Tocantins que intensificou a fiscalização na Praia Graciosa a fim de organizar e disciplinar a forma de estacionar no local, uma vez que muitos motoristas estão desrespeitando o Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe estacionar em passeios, gramados ou jardins públicos. Segundo a SMAMTT, trata-se de uma infração grave, cuja multa é de R$ 127,69, que implica ainda em cinco pontos na carteira e o veículo está sujeito a ser guinchado. A Secretaria já está providenciando placas que sinalizarão a proibição que já é prevista por lei.

Ainda foi informado ao Conexão Tocantins que a Operação Pancadão, uma parceria com a SMAMTT, a Guarda Metropolitana de Palmas e os Fiscais de Postura, também realiza fiscalizações nos finais de semana com a finalidade de coibir os abusos de som automotivos no local.

Sobre a limpeza da Praia da Graciosa, a Secretaria informou ao Conexão Tocantins que nos dias que antecederam o Réveillon, a equipes de limpeza urbana realizaram o serviço de roço e pintura de meio fio em toda orla da praia. E logo após a festa da virada e desmontagem da estrutura, a praia foi limpa novamente.

Segundo a SMAMTT, uma revitalização mais ampla na Praia da Graciosa está em andamento e contempla pintura de meio fio, pintura de toda estrutura em alvenaria, revitalização do paisagismo, manutenção de banheiros (troca de vasos, pias, torneiras), calçamentos, implantação de quiosque (choupanas) na área de banho e duchas. A revitalização deve ser concluída antes da temporada de praia.