Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1° BBM), Tenente-Coronel Geraldo Primo, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 12, a Galeria de Comandantes do 1° Batalhão. O espaço dedicado aos ex-comandantes da unidade está na recepção do 1° BBM, em Palmas.

“Nossos militares e a sociedade devem saber quem contribuiu para a história do 1° Batalhão. O objetivo é esse, resgatar a história do 1° BBM e dar o devido valor a esses ex-comandantes que deram a sua contribuição para a instalação, estruturação e consequentemente crescimento da corporação”, explicou o comandante.

O primeiro comandante do Batalhão, em 1993, Coronel Elias José Silva, relembra o início da atividade do Batalhão. “A nossa primeira proposta foi criar dentro desse grupo um espírito de bombeiro, voltado para defesa civil, busca e salvamento e para o atendimento das populações mais carentes, já que, num primeiro momento, Palmas era uma cidade em que a demanda era incipiente no que diz respeito a grandes edifícios, a grandes eventos de incêndios, de salvamento e de buscas”, comenta.

A Companhia Independente de Bombeiros (1ª CIBM) foi criada por meio do Decreto 6676/92, de 14 de dezembro de 1992. Com uma estrutura pequena, ligada organicamente à Policia Militar do Estado do Tocantins. Em 2004, por meio do Decreto Lei Nº 2013 a 1ª CIBM foi transformada em 1º Batalhão de Bombeiros Militar - 1°BBM.