Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Uma reunião realizada na manhã dessa terça-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) marcou o princípio da integração dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) de Palmas e Porto Nacional. Participaram do encontro o titular da Seder, Roberto Sahium, o secretário de Agricultura de Porto Nacional, Alcides Serpa, o secretário executivo e o médico veterinário da Seder, Roberto Campos Pinto e Guilherme Vaz Burns, respectivamente, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Nacional (Acisa), Wilson Neves e Alessandro Costa Coelho, consultor da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet).

Segundo Serpa, a possibilidade de integração dos dois serviços de inspeção irá beneficiar diretamente os produtores rurais das comunidades São João II, Prata e Luzimangues, que pertencem a Porto Nacional, mas estão mais próximas da Capital. “Estes produtores dependem do mercado de Palmas, embora encontrem dificuldades para comercializar seus produtos, mesmo possuindo o SIM de Porto Nacional”, destacou.

Para o secretário Roberto Sahium, esta integração será importante para beneficiar os produtores dos dois municípios. Para isso, será necessário que as duas legislações sejam compatíveis, no sentido de garantir a qualidade dos produtos que chegam até os consumidores.

Durante a reunião ficou acordado que a Prefeitura de Porto Nacional oficializará a intenção de realizar o trabalho conjunto e a viabilidade será analisada pelos técnicos da Seder, tanto na parte técnico-operacional, quando no amparo jurídico. (Secom Palmas)