Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), recebe nesta segunda-feira, 19, às 14h30, no gabinete da Secretaria, o cronograma de trabalho para elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago. Na prática, o documento marcará o início da consultoria que será realizada pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), com a participação do corpo técnico e científico da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O objetivo do Plano de Bacia é garantir a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, com foco no desenvolvimento na região. No caso do Entorno do Lago, cerca de 20 municípios serão beneficiados com o planejamento para os mais diversos usos dos recursos hídricos, dentre eles, o abastecimento, a irrigação, a geração de energia, o saneamento, o transporte, a aquicultura, o turismo e o lazer.

Os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas (CBH) do Entorno do Lago também participarão da entrega do cronograma de trabalho. Segundo o engenheiro agrônomo da Semades, Aldo Azevedo, o CBH Entorno do Lago terá a responsabilidade de validar todos os produtos que serão elaborados e entregues pela Fapto. (Ascom Semades)