Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

A vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis é uma das principais personagens do documentário, O Tocantins 26 anos após a sua fundação, que está sendo elaborado pela Associação de Fotógrafos TREMA, de São Paulo e tem financiamento do Ministério da Cultura e Funart. O resultado do trabalho será publicado em março, através de um website e um mini-livro ilustrado que será distribuído para as bibliotecas nacionais das universidades federais de todo o Brasil.

Liderada pelos jornalistas paulistas, Gabo Morales e Filipe Redondo que estão viajando para diversas localidades do Estado, O Tocantins 26 anos após a sua fundação é o tema central e tem por objetivo, mostrar ao Brasil, o Estado caçula da Nação.

“Como a primeira mulher eleita vice-governadora  do Tocantins, destacamos  a nossa contribuição junto à sociedade tocantinense desde a fundação de Palmas, até os dias de hoje, mostrando o quanto nosso Estado é próspero e estratégico para a economia brasileira” – destaca Claudia Lelis, acrescentando “o jeito acolhedor e lutador de nossa gente que orgulha a todos nós” – enfatiza a Vice-governadora.

Para o jornalista Gabo Morales, o Tocantins é um Estado muito pouco conhecido no Sudeste e no Sul. “ O Tocantins está envolto em grandes peculiaridades e estamos maravilhados com elas e sua cultura que resultou da contribuição de brasileiros de todas as partes do País” – informa.

Depois de percorrer cidades históricas e a Capital, os jornalistas continuam as visitas pelo Sudeste e Parque Estadual do Jalapão, entrevistando pessoas da comunidade, pioneiros e autoridades .