Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para 43 turmas em 40 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Palmas, Araguaína e Gurupi neste primeiro trimestre do ano. A lista de cursos, pré-requisitos, período de realização e demais informações estão disponíveis no site www.senai-to.com.br e unidades do Senai em todo estado.

Das 43 turmas divididas em 40 cursos, 12 turmas serão gratuitas. São elas: Comprador em Palmas (2 turmas), Instalador Hidráulico Amanco em Gurupi (1 turma) e Araguaína (3 turmas), Assistente Administrativo, Costureiro Eclético, Padeiro, Operador de Computador, Informática Básica - Windows e Pedreiro de Alvenaria, estes últimos em Araguaína. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas e/ou a data de início dos cursos.

A diretora regional do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues, explica que além de atender a demanda do segmento industrial, os cursos, em especial os gratuitos, são oferecidos para contribuir com a formação de trabalhadores de áreas em desenvolvimento no estado.

“A instituição faz um diagnóstico, por meio do perfil socioeconômico, de quais as áreas estão em desenvolvimento e precisam de investimentos direcionando para estes segmentos os cursos gratuitos previstos no regimento”, explica a diretora elencando as áreas de informática, vestuário e construção civil como exemplos.

Os cursos têm carga horária de 16 a 212 horas. São oferecidos cursos como Leitura e Interpretação de Projetos da Construção Civil, Eletricista Instalador Residencial, Corel Draw para Pré-Impressão, Autocad, Cortador Industrial, Desenhista Técnico de Edificações, Desenhista de Produtos Gráficos (Web Designer), Cupcake, Informática Básica, entre outros.

Educação a Distância

Para profissionais que desejam organizar seu tempo de estudo de acordo com suas atividades, o Senai oferece ainda 8 cursos gratuitos por meio da Educação a Distância (EAD): Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Propriedade Intelectual, Segurança no Trabalho, TI e Comunicação, Consumo Consciente de Energia e Lógica de Programação.

Os cursos de aperfeiçoamento profissional têm duração de 14 horas e são oferecidos integralmente online, por meio do endereço: www.senai-to.com.br/ead. Os horários são flexíveis de acordo com a disponibilidade do aluno. 

Tags: Senai