Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã da segunda-feira, 19 de janeiro, o armazém da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso (TO), recebeu o primeiro caminhão carregado com soja da Safra 2014/2015.

As 41.280 toneladas da oleaginosa foram cultivadas na propriedade da cooperada Beatriz Helena Pontes Ramos, localizada no município de Miracema do Tocantins.

Segundo o encarregado administrativo operacional da unidade de grãos, Michel Douglas Ramos da Silva, a previsão é que o recebimento de soja se intensifique a partir da primeira quinzena do próximo mês de fevereiro.

Segundo o Departamento Técnico da Coapa, na Safra 2014/2015 49 produtores plantaram 27.430 hectares nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Rio Sono, Itacajá, Rio dos Bois e Miracema.

Recorde no recebimento de grãos

Na Safra 2013/2014, o armazém da Coapa em Pedro Afonso recebeu 83.525 toneladas de soja, quando a meta era recepcionar 70 mil toneladas. Também fora recebidas 19.239 toneladas de milho, número bem superior as 10 mil toneladas estipuladas inicialmente. Os dois volumes foram os maiores contabilizados nos 16 anos de história da cooperativa.

A produção de soja foi entregue por 83 produtores, cooperados e não cooperados, além de tradings, sendo proveniente de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso.

Já o milho foi produzido por 29 produtores, sendo 21 cooperados e oito não cooperados, dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio dos Bois, Guaraí, Itacajá, Tupiratins, Miranorte, Tupirama, Fortaleza do Tabocão e Centenário.

No último ano agrícola, a unidade também registrou outros dois recordes. O de maior quantidade de soja recebida em um mês: 46.283,793 toneladas em março. E ainda a maior recepção em um único dia – 2.762,250 toneladas – registrado em 14 de março.