Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Coordenadores municipais e técnicos de salas de vacinas dos 139 municípios participam nesta quinta-feira, 22 de janeiro, a partir das 14 horas, da reunião de orientação para monitoramento de cobertura vacinal pós-campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A primeira reunião acontece em Palmas, com municípios da região macro sul do Estado, no auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Quadra 104 Norte). Uma segunda reunião com os municípios da região macro norte está marcada para Araguaína nos dias 22 e 23 de janeiro, no auditório da Prefeitura de Araguaína, a partir das 14 horas. 

Segundo a gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, na reunião serão repassadas orientações sobre como realizar o monitoramento pós-campanha. “Com o resultado do monitoramento em mãos, os gestores municipais poderão planejar intervenções para a melhoria da cobertura vacinal em seus municípios”, acrescentou Rosângela.

Vacinas 

Para o monitoramento, o grupo alvo são crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, para avaliar a cobertura vacinal contra a poliomielite e de um a quatro anos de idade para a vacina contra o sarampo. 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, ocorreu nos meses de novembro a dezembro, a cobertura vacinal foi de 86% do público-alvo da vacina contra o sarampo e 90% do público-alvo da vacina contra a paralisia infantil. Segundo a gerente, mesmo encerrada a campanha, as mães ou responsáveis por aquelas crianças que ainda não foram vacinadas podem procurar a sala de vacina mais próxima para atualizar o cartão de vacinas.