Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Laiany Alves

O secretário estadual de Saúde, Samuel Bonilha, acompanhado pelos conselheiros Alberto Sevilha e Severiano Costandrade, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), esteve nesta sexta-feira, 23, visitando o Estoque Regulador.

Além de verificarem os produtos inservíveis encontrados no Estoque, os conselheiros constataram as 10 toneladas de medicamentos e insumos vencidos que estão localizadas no depósito de empresa que trata de resíduos sólidos, e que ainda não foram incinerados por falta de pagamento do governo passado. A equipe também visitou o Depósito de Insumos Estratégicos para Combate a Endemias, no Anexo 9, e o depósito de outra empresa, locais onde também estão armazenados insumos e medicamentos inservíveis. 

A visita dos conselheiros acontece logo depois que o governador Marcelo Miranda esteve no Tribunal de Contas com objetivo de conhecer as novas instalações do órgão na Capital.

Durante a visita ao Estoque, o secretário Samuel Bonilha informou que o convite para que os conselheiros visitassem os locais reforça o desejo da nova gestão administrativa, que preza por uma convivência harmônica e transparente entre o Governo e o TCE, e tem o objetivo de apresentar a real situação dos estoques. “Os conselheiros puderam verificar a situação dos medicamentos e materiais que não seguiram as boas práticas de armazenamento, ficando expostos a sol e chuva e que todo esse prejuízo atinge diretamente a população do Estado”, afirmou.

Sobre a visita, os conselheiros Sevilha e Costandrade reafirmaram que foram conhecer efetivamente o real quadro em que se encontram os estoques e as práticas de armazenamento dos medicamentos.  As impressões dos locais visitados devem embasar inspeção do Tribunal de Contas.

Também participaram da visita o conselheiro substituto Marcio Aluízio Moreira Gomes, o diretor de controle externo Nelito José da Silva e o assessor de gabinete Carlos Assis.

Depois de detectar os materiais e medicamentos, a Sesau está trabalhando com a organização e tipificação, fazendo um inventário do que foi encontrado, com vistas a organizar o estoque e incinerar os materiais inservíveis. (Ascom/Sesau)